Motivação em alta para o Manchester United

Equipa de José Mourinho em vantagem no confronto com o Anderlecht para os quartos-de-final da Liga Europa.

Foto
José Mourinho, treinador do Manchester United Jason Cairnduff/Reuters

Para uma equipa como o Manchester United é quase indigno jogar na Liga Europa, uma espécie de segunda divisão das competições europeias e, por isso, José Mourinho tem dito que era difícil motivar os jogadores para estes jogos. Mas o técnico dos “red devils” também reconheceu que a Liga Europa é a melhor hipótese do United garantir o regresso à Champions depois de dois anos na “segunda divisão” e a equipa tem feito uma campanha pouco espectacular mas eficiente. O próximo obstáculo chama-se Anderlecht e, depois de um empate em Bruxelas (1-1), o United enfrenta o jogo da segunda mão dos quartos-de-final em Old Trafford com uma dose extra de moral, graças ao triunfo sobre o Chelsea, líder da Premier League.

“Numa equipa como o United, quando se joga na Liga Europa, a motivação é baixa. Mas isso foi em Setembro. Agora, a motivação tem de ser alta. Mostrámos em Bruxelas que temos uma equipa forte e temos de atingir os níveis motivacionais do jogo com o Chelsea, isso é que é o mais importante”, considera o treinador português, cujo primeiro título europeu foi uma Taça UEFA conquistada com o FC Porto. O empate com golos da primeira mão dá vantagem ao United para o segundo jogo e, para Mourinho, o objectivo é não sofrer golos: “Jogamos em casa e sabemos que o nosso registo na Premier League não é brilhante [sete vitórias, nove empates e uma derrota em 17 jogos], mas na Liga Europa ganhámos sempre em casa. Se vamos jogar para o 0-0? Não.”

Em Istambul, joga-se a segunda mão do embate entre o Besiktas e o Lyon, depois de um triunfo francês por 2-1 no primeiro jogo, um jogo marcado por desacatos provocados pelos adeptos que obrigaram ao adiamento do início do jogo por uma hora. Como castigo pelo sucedido em Lyon, a UEFA puniu os dois clubes com a exclusão das competições europeias, com pena suspensa durante dois anos.

Nestes quartos-de-final da Liga Europa, cuja final será em Estocolmo, apenas o Ajax tem uma vantagem de dois golos para o segundo jogo, depois de ter batido em casa o Schalke 04 por 2-0. Bem menos confortável é a vantagem do Celta de Vigo frente aos belgas do Genk. Os galegos triunfaram em casa por 3-2, mas bastará aos belgas um triunfo por 1-0 para se apurarem para as meias-finais.

Sugerir correcção
Comentar