Morreu lutador português de artes marciais após combate violento

João "Rafeiro" Carvalho sentiu-se mal após evento de MMA em Dublin. Organização garante que o atleta teve acompanhamento adequado.

Foto
João "Rafeiro" Carvalho DR

O lutador português João Carvalho, mais conhecido como “Rafeiro”, morreu na segunda-feira à noite em Dublin, Irlanda, após dois dias em estado crítico, depois de se ter sentido mal no fim de um combate de artes marciais mistas.

“A Nóbrega Team vem desta forma confirmar o falecimento do seu atleta João Carvalho, que ocorreu ontem à noite no Hospital Beaumont, em Dublin, pelas 21h35 horas. É com grande consternação e tristeza que escrevemos estas palavras, informando que o óbito do atleta João Carvalho aconteceu depois de 48 horas em estado crítico”, anunciou a equipa, numa mensagem publicada no Facebook.

João Carvalho foi alvo de sucessivos golpes de Charlie Ward, conhecido como "The Hospital", num combate durante um evento chamado Total Fighting Extreme 1, em Dublin.

A equipa diz ainda que no combate de sábado foram “cumpridas todas as regras de segurança, e após um combate em que a arbitragem seguiu todos os procedimentos correctos e habituais, o atleta João "Rafeiro" Carvalho sentiu-se mal, cerca de 20 minutos depois do final do combate”.

Uma versão que é corroborada pela equipa médica que prestou cuidados a João Carvalho, durante e após o combate. "Os médicos examinaram-no entre cada round, e ele sempre respondeu positivamente aos exames. Deu respostas a todas as perguntas, como se sabia onde estava, em que round a luta estava e que dia da semana era aquele. As respostas foram perfeitas", explicou Kataryna Michlic, dona da empresa que prestou assistência aos lutadores. 

"Quando o árbitro interrompeu a luta, no terceiro round, a nossa equipa de médicos assumiu os cuidados e percebemos que ele estava a sangrar abundantemente pelo nariz. Perguntámos se sentia alguma dor no corpo ou na cabeça assim que acabou a luta, e ele disse que não, apenas relatando que se sentia muito cansado", acrescentou, em entrevista ao site SevereMMA, garantindo que o português caminhava normalmente e estava sorridente logo após o combate.

No entanto, ainda na noite do evento e depois de se saber que Carvalho tinha sido levado para o hospital, o actual campeão peso-pluma da modalidade, Conor McGregor, afirmou, em entrevista à MMA Connect TV, que o árbitro devia ter terminado o combate mais cedo. "O meu colega de equipa, Charlie, acabou de ter uma boa vitória. Aquele tipo [João Carvalho] acabou por levar grandes golpes. Mas acho que [o combate] devia ter terminado mais cedo. Sinto que estes árbitros deviam estar um pouco mais concentrados".

Segundo a descrição feita no site do Estádio Universitário de Lisboa, as artes marciais mistas contemplam “tanto a luta de chão como a luta em pé”: “São usadas técnicas de ataque (Striking) originárias de artes marciais e desportos de combate como o Kick-Boxing, Muay-thai, Karaté, Boxe e também técnicas de luta no chão (Grapling), originárias do Judo, Jiu-Jitsu Brasileiro, Wrestling, etc...”

O treinador de Charlie Ward também reagiu entretanto à morte de João Carvalho, através das redes sociais: "A IAPA [Irish Amateur Pankration Association] está a trabalhar sem descanso para avaliar todas as circunstância do evento e colaboraremos com quaisquer investigações que sejam necessárias. As nossas condolências e pensamentos estão com a família e os amigos do João, e pedimos que seja respeitada sua privacidade". 

 

Sugerir correcção
Ler 25 comentários