Mo Farah fecha meeting de Londres em beleza

Britânico ganha 5000m em solitário com melhor marca do ano

Foto
Mo Farah esteve em boa forma em Londres Eddie Keogh/Reuters

O segundo dia do meeting de Londres da Liga Diamante, concluído neste sábado, manteve o cariz de festa que vinha da noite anterior, com bom tempo, Estádio Olímpico completamente cheio e atletas da casa em alta, e terminou da melhor maneira. A prova de 5000m foi guardada para fechar a reunião com uma anunciada exibição de Mo Farah, que na mesma pista, há quatro anos, concluiu uma célebre dobradinha em 5000m/10.000m (a qual irá tentar repetir no Rio de Janeiro, de resto), e os espectadores acabaram por ter o que mais desejavam. Farah venceu e convenceu, e certamente deixou um aviso sério à concorrência africana face aos Jogos.

Desta feita, Farah não usou a sua temível velocidade terminal para se impor, dado que a dois quilómetros do final se isolou, descolando o queniano Isiah Koech, que, entretanto, viria a cair para o quarto lugar. Depois obrigou-se a um forcing, em solitário, deveras impressionante, pois precisava de um quilómetro final em pouco mais de 2m30s para bater de novo a barreira dos 13 minutos, coisa que já tinha feito por três vezes na careira. Uma volta final difícil em 56,95s terminou o duro esforço, mas Farah foi recompensado com um tempo de 12m59,29s, que é o melhor mundial este ano. E, para supresa generalizada, neste caso usando um bom sprint final, o escocês Andrew Butchart, que será também olímpico no Rio, alcançava o segundo lugar com 13m14,85s.

Nos 100m femininos regressava às maiores competições a bicampeã olímpica jamaicana Shelly Ann-Fraser, mas a alguma falta de ritmo não lhe permitiu impor-se. Esteve em alta Marie-Josée Ta Lou, que na eliminatória baixou pela primeira vez dos 11 segundos (10,96s) e na final repetiu a marca, para se adiantar a Michelle-Lee Ahye (10,99s), da Trindade e Tobago, e à jamaicana (11,06s.)

Já na distância dupla não houve dúvidas e face a forte grupo americano a holandesa Dafne Schippers, mesmo sem uma corrida perfeita e contra o vento, terminou com 5 metros de avanço em 22,13s.

Em provas sempre colocadas num patamar mais baixo nas organizações britânicas, os lançamentos mostraram-se em muito bom plano. No disco feminino, a croata Sandra Perkovic continua a dominar de forma total, chegando a 69,94m, marca que este ano só ela já superou. Irina Rodrigues esteve nesta competição e acabou em sexto lugar, com 58,14m, marca feita ao primeiro e praticamente repetida no lançamanto imediato, com 58,12m.

No peso masculino, o campeão mundial de pista coberta neo-zelandês Tom Walsh entrou em força, com o seu melhor da temporada a 21,54m, mas o americano Joe Kovacs respondeu com 22,04m, e ganhou mais uma, perante o duplo campeão olímpico polaco Tomasz Majewski, que se quedou pelo sexto lugar com 20,33m

Constante a alto nível mantém-se a grega Katerina Stefanidi, vencedora do salto com vara com 4,80s, face à campeã mundial cubana Yarisley Silva (4,72m).

Sugerir correcção
Comentar