Messi e Suárez compensam fragilidade defensiva do Barcelona

Triunfo sobre o Valência em Camp Nou por 4-2. André Gomes marcou o seu primeiro golo ao serviço dos catalães.

Foto
Mais dois golos de Messi MARTA PEREZ/EPA

Nem sempre acontece, mas felizmente para o Barcelona que Lionel Messi e Luis Suárez vão compensando com golos as fífias frequentes do sector defensivo da equipa catalã. Foi o que aconteceu neste domingo, em Camp Nou, com um golo do uruguaio e dois do argentino no triunfo apertado do Barça sobre o Valência por 4-2, na 28.ª jornada da Liga espanhola. Os dois golos marcados por Messi colocaram-no no comando isolado da Bota de Ouro — tem agora 25 golos, mais um que o sportinguista Bas Dost.

Com João Cancelo a titular, o Valência colocou-se em vantagem aos 29’. Na sequência de um canto, Mangala ganhou espaço na área catalã e fez o 1-0. Não demorou muito tempo o Barcelona a reagir. Aos 35’, Suárez fez o empate, respondendo da melhor maneira a cruzamento de Neymar. Mas a primeira parte ainda iria ter mais emoções fortes. Depois de ter sido decisivo no ataque, Mangala comprometeu na defesa, perdendo em velocidade para Suárez, e acabou por derrubá-lo na área do Valência. Perante o guarda-redes Diego Alves, Messi colocou o Barcelona na frente.

Na jogada imediatamente a seguir, Gaya avançou pelo flanco esquerdo, Rakitic e Piqué caíram em cima dele, mas ainda conseguiu meter a bola em Munir, que fez o empate, não festejando o golo por estar emprestado pelo Barça à equipa “che”. Na segunda parte, Messi fez o 3-2 aos 54’, mas o Barcelona só ficou mais tranquilo já perto do fim, aos 89’, quando André Gomes, que entrara poucos minutos antes, fez o 4-2 após assistência de Neymar, o seu primeiro golo ao serviço do Barcelona.

Foi o regresso da equipa de Luis Enrique às vitórias na Liga, depois do desaire sofrido na Galiza frente ao Deportivo da Corunha, somando agora 63 pontos, menos dois que o líder Real Madrid, sendo que os catalães têm mais um jogo que os “merengues”.

Atrás do duo da frente ainda segue o Sevilha, que continua em queda e que, neste domingo, perdeu por 3-1 no Vicente Calderón com o Atlético Madrid. Afastada da Liga dos Campeões, a formação orientada por Jorge Sampaoli já vai em quatro jogos consecutivos sem ganhar e viu a vantagem para os “colchoneros” reduzir-se a dois pontos.

Sugerir correcção
Comentar