Puxão de Cardozo a Proença valeu uma "repreensão"

O avançado paraguaio e o médio Nemanja Matic foram punidos com um jogo de suspensão. A reacção de Cardozo ao vermelho pesou pouco no castigo.

Foto
Gregório Cunha/AFP

O conselho de disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decidiu “aplicar um jogo de castigo” aos jogadores do Benfica Nemanja Matic e Óscar Cardozo, expulsos no jogo de domingo diante do Nacional, na 18.ª jornada da I Liga.

O avançado paraguaio, depois de ter visto o cartão vermelho por pontapear um adversário, ainda puxou a camisola do árbitro Pedro Proença, mas essa atitude acabou por não ter grande peso na sanção final.

No mapa de castigos divulgado pela Liga Portuguesa de Futebol Profisional (LPFP), Cardozo é punido ao abrigo do artigo 154.10, que prevê uma sanção de um a quatro jogos para a "prática de jogo violento e outros comportamentos graves".

Um enquadramento que também serviu para castigar Matic, embora o Benfica tenha contestado a expulsão do jogador, considerando que o adversário (que o árbitro entendeu ter sido vítima de uma cotovelada deliberada) simulou a falta.

Quanto ao agarrão da camisola do árbitro lisboeta, é o artigo 166.10 que é aplicado. Este artigo determina que serão "punidas com a sanção de repreensão" infracções como, entre outras, o "protesto ou comportamento incorrecto contra os elementos da equipa de arbitragem (...)" e  "atitude passiva ou negligente no cumprimento das ordens, instruções ou decisões do árbitro ou desrespeito das mesmas".

Versão anterior da notícia corrigida às 14h51, rectificando o resultado do jogo no momento da expulsão e que era de 2-2 e não de 1-1.
 
 

Sugerir correcção
Comentar