Lyon supera Roma em autêntica montanha-russa

No Olympiacos-Besiktas prevaleceu um empate, com um golo de Aboubakar.

Foto
LUSA/GUILLAUME HORCAJUELO

Na segunda rodada da jornada diária da primeira mão dos oitavos-de-final da Liga Europa, o destaque foi para o Lyon-Roma e para o Olympiacos-Besiktas, com diversos futebolistas portugueses em confronto.

Em França, apesar da entrada forte e assertiva da Roma de Mário Rui (suplente), foi o Lyon de Anthony Lopes a marcar primeiro, por Diakhaby (8’). Os italianos ameaçaram um par de vezes, mas foram surpreendidos pelo veneno e pela eficácia terrível da equipa da casa. Situação que os romanos inverteram rapidamente, com Salah (20’) a aproveitar um deslize de Diakhaby para empatar. Fazio (33’) reporia a justiça, embora o Lyon nunca se tivesse deixado intimidar, espreitando sempre a oportunidade para marcar, o que conseguiu num estupendo remate de Tolisso (47’), logo a abrir a segunda parte.

A Roma persistiu na falta de aproveitamento das situações criadas, com Dzeko desinspirado, e pagou um preço elevado, inflacionado mesmo ao cair do pano: Lacazette tirou um coelho da cartola (90+2’) e o Lyon reforçou a vitória sobre os italianos depois de Nabil Fekir, com apenas três minutos em campo, ter colocado os franceses em vantagem (74’). Os dois golos da Roma abrem boas perspectivas para a segunda mão, mas há que contar com a veia do Lyon.

Em solo helénico, agora já sem Paulo Bento ao leme, o Olympiacos de Diogo Figueiras (titular) e André Martins começou por superiorizar-se ao Besiktas de Ricardo Quaresma graças a um golo de Cambiasso (36’). Os gregos cederam no recomeço face à inspiração de Aboubakar (53’) e nunca mais foram capazes de recuperar o comando. Paulo Bento tinha alcançado a primeira vitória da história de clubes gregos na Turquia, ante o Osmanlispor, proeza que o campeão grego não deixará de querer repetir, embora um empate por dois ou mais golos seja suficiente.

A noite europeia ofereceu ainda emoção redobrada em dois duelos domésticos: na Bélgica, o Gent foi manifestamente impotente para travar um Genk implacável, que atingiu o intervalo confortavelmente instalado e seguro com uma vantagem de 1-4. Os locais reduziram a meia hora do fim e ainda desperdiçaram um penálti, defendido pelo guarda-redes do Genk, que aproveitou a deixa para resolver a eliminatória com uma goleada (2-5).

Maior equilíbrio registou-se no duelo alemão, em Gelsenkirchen, com o Schalke 04 a reagir bem ao golo inaugural do Borussia Mönchengladbach. O empate (1-1) prevaleceria até final, abrindo melhores perspectivas para o Mönchengladbach.

Em Espanha, o Celta de Vigo esteve em vantagem, mas os festejos pelo golo de Wass (50’) não duraram muito, com os russos do Krasnodar a responderem por Claesson (56’). Valeu o golo tardio de Beauvue (90’) para os galegos defenderem na Rússia.  

Resultados

Copenhaga (Din)-Ajax (Hol): 2-1
Rostov (Rus)-Man. United (Ing): 1-1
APOEL (Chi)-Anderlecht (Bel): 0-1
Gent (Bel)-Genk (Bel): 2-5
Olympiacos (Gre)-Besiktas (Tur): 1-1
Lyon (Fra)-Roma (Ita): 4-2
Schalke (Ale)-B. M’gladbach (Ale): 1-1
Celta Vigo (Esp)-Krasnodar (Rus): 2-1       

Sugerir correcção
Comentar