Luke Walton é o novo treinador dos Los Angeles Lakers

Adjunto na melhor equipa da NBA vai treinar a que foi a segunda pior equipa na temporada regular.

Foto
Walton vai para os Lakers mas não leva Stephen Curry Kyle Terada/USA TODAY

Luke Walton vai passar da melhor equipa da Liga Norte-Americana de Basquetebol profissional (NBA) para uma das piores. O adjunto de Steve Kerr nos Golden State Warriors, actuais campeões, vai ser, a partir da próxima temporada, o treinador principal dos Los Angeles Lakers, que foram a segunda pior equipa da Liga durante a época regular (a pior da Conferência Oeste) com um registo de 17 vitórias e 65 derrotas.

Este será um regresso de Walton à equipa californiana, na qual jogou quase sempre como suplente entre 2003 e 2012, período em que foi duas vezes campeão (2009 e 2010). Aos 36 anos, este será o primeiro emprego de Walton como técnico principal, ele que se tornou um técnico muito cobiçado quando, por força de uma ausência de Kerr por motivos de saúde, assumiu o comando dos Warriors durante a primeira metade da época regular com um incrível registo de 39 vitórias e apenas quatro desaires, iniciando a época com 24 vitórias consecutivas (um recorde na NBA).

O filho do antigo poste dos Boston Celtics Bill Walton tinha várias propostas em mãos, entre elas de Phil Jackson, seu antigo treinador, para ir orientar os New York Knicks, mas preferiu ir para a Califórnia e participar na reconstrução dos Lakers sem Kobe Bryant, que se retirou no final da época regular, a pior de sempre na história da equipa.

Walton só se irá mudar para Los Angeles quando a época acabar - ou, pelo menos, retardará a mudança enquanto os Warriors estiverem em acção nos play-off. Os actuais campeões e principais candidatos à conquista de um novo título estão na segunda ronda, na qual vão defrontar os Portland Trailblazers, depois de terem afastado os Houston Rockets em cinco jogos (4-1) na primeira ronda.

Steve Kerr está resignado em perder o seu principal adjunto, mas entende que Walton vai ter enorme sucesso nos Lakers: “Estou incrivelmente feliz por ele. Como vimos no início desta época, ele tem todas as qualidades para ser um treinador de topo. Está pronto para ser treinador principal e estou certo de que vai fazer um grande trabalho nos Lakers.”

Sugerir correcção
Comentar