Luís Costa em oitavo no contra-relógio ganho por Zanardi

Ex-piloto italiano de Fórmula 1 sagrou-se bicampeão olímpico.

Foto
Zanardi conquistou o segundo título paralímpico Jason Cairnduff/Reuters

O ciclista português Luís Costa terminou na oitava posição o contra-relógio da categoria H5 dos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, com o tempo de 31m03,67s, a 2m29s do vencedor, o italiano Alessandro Zanardi (28m36,81s).

Na classe H5, na qual os atletas utilizam uma bicicleta e pedalam com as mãos, atrás de Zanardi, o antigo piloto de Fórmula 1 que perdeu as duas pernas num acidente e nesta quarta-feira se sagrou bicampeão paralímpico, terminaram o australiano Stuart Tripp (28m35,55s), medalha de prata, e o holandês Tim de Vries (28m51,73s), que conseguiu o bronze.

No final do contra-relógio de 20 quilómetros, o ciclista português considerou que a prova “correu dentro do esperado” acrescentando: “Havia aqui oito atletas mais fortes do que eu, esperava sétimo ou oitavo, foi o que aconteceu”.

Luís Costa, que perdeu a parte inferior da perna direita num acidente de viação, lamentou o facto de, “por uns segundos, não ter conseguido chegar ao sétimo lugar”, conseguido pelo norte-americano Alfredo Santos (31m01,34s).

O ciclista algarvio disputa na quinta-feira a prova de estrada, numa distância de 60 quilómetros, para a qual parte com aspirações “a um lugar entre os cinco primeiros”. “Espero estar ainda melhor amanhã [quinta-feira] na prova de estrada”, disse, admitindo que gosta mais de provas nas quais tem os adversários próximos, porque, no contra-relógio, o facto de os ciclistas partirem sozinhos faz com que “haja menos pontos de referência sobre a posição dos adversários”.

Na prova de contra-relógio masculino C2, para ciclistas que utilizam bicicletas normais, Telmo Pinão foi 12.º, com a marca de 30m38,04s, a 2m54,88s do vencedor, o canadiano Tristen Chernove (27m43,16s). A medalha de prata foi para o irlandês Colin Lynch (28m02,25s) e a de bronze para o chinês Guihua Liang (28m17,77s).

Sugerir correcção
Comentar