Los Angeles: dupla escolha dos anfitriões dos Jogos Olímpicos de 2024 e 2028 é "boa ideia"

A sugestão visa contornar a escassez de interessados à organização em 2024.

Foto
Boston, Budapeste, Roma e Hamburgo já desistiram da organização dos Jogos Reuters/BRIAN SNYDER

O presidente do comité de candidatura de Los Angeles aos Jogos Olímpicos de 2024, Casey Wasserman, considerou "uma boa ideia" a eleição simultânea dos anfitriões para as edições de 2024 e 2028.

Face à escassez de interessados à organização dos Jogos de 2024, Casey Wasserman entende que o Comité Olímpico Internacional (COI) tomará "uma boa decisão" se optar por uma dupla escolha, mas clarificou que Los Angeles concorrem para a edição de 2024. "Neste momento crítico em que nos encontramos, a estratégia do COI em enveredar por uma dupla nomeação parece-me uma boa ideia", escreveu Wasserman na sua conta oficial no Twitter.

Depois das desistências de Boston, Budapeste, Roma e Hamburgo, face às exigências orçamentais e oposição da população das cidades, sobraram Los Angeles e Paris na corrida aos Jogos de 2024, uma edição que a candidatura norte-americana quer organizar, tal como já referiram os responsáveis franceses.

"Se há uma cidade que trará novas ideias, estabilidade e risco mínimo para os próximos sete anos, essa cidade é Los Angeles", frisou o líder da candidatura da cidade californiana, que acolheu a edição dos Jogos Olímpicos de 1984. O COI criou um grupo de trabalho para avaliar a possibilidade de, em Setembro, no Congresso do organismo, em Lima, serem escolhidas em simultâneo as cidades para as edições de 2024 e 2028.

Dado o grupo reduzido de interessados, este cenário evitaria que o COI perdesse Los Angeles ou Paris para 2028, caso a cidade adversária fosse eleita para 2024.

A candidatura de Los Angeles apresenta como um dos principais trunfos a utilização de infra-estruturas já existentes, tanto para a realização das provas como para acolher atletas e dirigentes, excluindo a necessidade de construir de raiz uma aldeia olímpica.

Sugerir correcção
Comentar