Liga de Clubes presta contas do trabalho feito

Depois das queixas do Benfica em relação à lentidão e discrepância na conclusão dos processos disciplinares pelos órgãos decisórios do futebol português, surge a resposta em números.

Foto
A Liga de Clubes mostrou o que tem feito na justiça desportiva Adriano Miranda

A Comissão de Instrutores da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) revelou nesta quarta-feira que em 148 dias úteis concluiu 51 processos, 21 dos quais faziam parte dos 25 que herdou quando tomou posse, a 1 de Agosto de 2016.

Num relatório que reúne dados até 1 de Março, a Comissão de Instrutores informa que tem apenas quatro processos pendentes face aos que vinham do passado e que dos 54 novos processos 30 já foram concluídos.

Esta informação surge dois dias depois de o Benfica, em comunicado, se ter queixado da existência de "dualidade de critérios" da justiça desportiva, quando se trata de julgar casos relacionados com os "encarnados" e casos de outros clubes. Uma tomada de posição que motivou, entretanto, a abertura de um processo por parte do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.

Dos 51 processos concluídos resultaram 24 acusações deduzidas, 15 propostas de arquivamento, cinco provas de conversão para processo disciplinar, quatro acordos/processos abreviados e outros três em situações não compreendidas por estas – 32 destes já foram decididos pelo Conselho de Disciplina da federação e 19 continuam pendentes neste órgão.

No mesmo período, foram feitas 135 diligências diversas, inquiridas 63 testemunhas, realizadas 15 audiências disciplinares na comissão disciplinar, apreciadas e executadas seis sanções e 29 enviadas para apreciações para pronúncia em recursos hierárquicos.

Neste momento, há 14 processos com diligências em curso, sete a aguardar pronuncia do arguido e seis em finalização/preparação de relatório.

“Esta publicação inaugura uma boa prática de prestação de contas aos associados e de promoção da transparência nos processos de funcionamento da Liga e da disciplina desportiva”, congratula-se a directora executiva, Sónia Carneiro, que assina o comunicado.

Sugerir correcção
Comentar