Lewis Hamilton estreia-se a ganhar em 2016

Corrida recheada de incidentes no Mónaco.

Foto
Hamilton teve sempre Ricciardo na sua sombra Eric Gaillard/Reuters

À sexta corrida da temporada, Lewis Hamilton finalmente estreou-se a ganhar em 2016. O piloto britânico da Mercedes foi o mais rápido no Grande Prémio do Mónaco, onde obteve a 44.ª vitória da sua carreira (e a segunda no principado). “Correu tudo como esperava. Obrigado à equipa por ter-me dado um carro fantástico”, disse Hamilton no pódio.

PÚBLICO -
Aumentar

O britânico relegou o australiano Daniel Ricciardo (Red Bull), que partiu da pole position, para o segundo lugar (a 7,252). O mexicano Sergio Pérez (Force India) completou o pódio.

A corrida durou quase duas horas e foi recheada de incidentes: à 33.ª volta, Ricciardo dirigiu-se à box para trocar de pneus mas a equipa pareceu ser apanhada desprevenida. O piloto perdeu bastante tempo porque a troca não estava preparada e regressou à pista atrás de Hamilton. Poucas voltas depois, o australiano queixou-se de um bloqueio do britânico, mas os comissários entenderam não penalizar a manobra defensiva do piloto da Mercedes.

Com o desgaste dos pneus a acentuar-se, as últimas voltas trouxeram tensão renovada devido ao aparecimento de chuva. Mas apesar das condições da pista a classificação já não se alterou no topo. Hamilton subiu ao lugar mais alto do pódio e congratulou o adversário: “Parabéns ao Ricciardo, esteve fenomenal todo o fim-de-semana. É um dos melhores pilotos contra quem já conduzi.”

Visivelmente incomodado com o falhanço da equipa na troca de pneus, Ricciardo não quis alongar-se muito sobre o assunto. “Não tenho vontade de falar disso. Demos um bom espectáculo, mas honestamente não devia ter sido tão entusiasmante. Não faço ideia do que se passou. Não estou na box, não sou eu que decido. Estas coisas doem. A pit stop foi o que foi... Estávamos mais rápidos em todas as condições.”

Nico Rosberg, companheiro de equipa de Hamilton na Mercedes e líder do Mundial, terminou na sétima posição e perdeu vantagem sobre a concorrência. O alemão continua a liderar a classificação, agora com 106 pontos, mas viu Hamilton aproximar-se (soma 82). Ricciardo subiu ao terceiro posto, com 66 pontos.

Sugerir correcção
Comentar