Kosovo passa a ser o 55.º membro da UEFA

Decisão mereceu a contestação de alguns países europeus.

Foto
O Kosovo já pode jogar e mostrar a sua bandeira em provas da UEFA ATTILA KISBENEDEK/AFP

O Kosovo passou esta terça-feira a ser membro da UEFA, apesar da forte oposição de alguns países europeus, como a Sérvia, da qual se tornou independente em 2008. O congresso anual do organismo que tutela o futebol europeu, que decorre em Budapeste, na Hungria, aprovou a introdução do Kosovo com 28 votos a favor.

O presidente da República do Kosovo, Hashim Thaci, partilhou a novidade nas redes sociais: “Kosovo na UEFA! Grande notícia para os inúmeros adeptos da nossa república. Agora vamos jogar partidas internacionais. Algumas vamos ganhar e outras vamos perder, mas jamais ninguém nos vai tirar dos campos de futebol.”

Pelo contrário, o presidente da Sérvia, Tomislav Karadzic, comentou o pedido do Kosovo como “uma proposta política e não futebolística”. “Devemos dizer não a estas políticas e divisões que poderão ser prejudiciais”, disse ele.

Com capital em Pristina, o Kosovo proclamou a independência em 2008, mas a Sérvia apenas reconhece o território como região autónoma. Nos últimos anos, a selecção estava apenas autorizada pela FIFA a participar em jogos internacionais particulares, mas com restrições: proibição de exibir símbolos nacionais ou entoar hinos nacionais em jogos.

Sugerir correcção
Comentar