Jovens talentos de Portugal piscam o olho ao mercado no Euro

Alguns dos jogadores mais veteranos apostam no torneio francês para procurar a derradeira oportunidade de assinarem um bom contrato.

Foto
Jogadores portugueses querem atrair as atenções durante o Euro 2016 PATRICIA DE MELO MOREIRA/AFP (arquivo)

As fases finais dos Mundial e dos Europeus são sempre palcos privilegiados para os jogadores se mostrarem ao mercado em busca de um contrato milionário ou um simples impulso na carreira. Foi isso que aconteceu, por exemplo, com o colombiano James Rodrigues que brilhou no Brasil 2014 de tal forma que convenceu o Real Madrid a desembolsar cerca de 80 milhões de euros para a sua contratação. Inspirados por sucessos como este, muitos dos jovens talentos da selecção portuguesa irão exibir-se na montra do Euro 2016 para atrair as atenções dos colossos europeus. Já os mais veteranos, muitos em final de contrato, procuram um derradeiro contrato antes de pendurarem definitivamente as chuteiras.

Entre todos os jogadores que integram as escolhas de Fernando Santos, apenas o médio Renato Sanches e o ponta-de-lança Éder partem para a França com o seu futuro profissional completamente definido. O jovem ex-benfiquista não precisou da chamada do seleccionador para convencer o Bayern Munique a desembolsar 35 milhões de euros para a sua contratação por cinco anos. Já o avançado, de 28 anos, também tratou do seu futuro próximo nos últimos dias, vinculando-se aos franceses do Lille, até ao final da temporada de 2019-20. São as excepções nos convocados de Portugal.

No outro extremo, estão alguns dos atletas mais velhos, nomeadamente os defesas centrais Ricardo Carvalho (38 anos) e Bruno Alves (34), que terminam contrato, no final do próximo mês de Junho, com o Mónaco e os turcos do Fenerbahçe, respectivamente. Se no primeiro caso existe a hipótese do vínculo com o clube monegasco ser ampliado por mais uma época, tendo em conta a sua importância no principado nos últimos três anos, já o futuro de Bruno Alves poderá passar por um regresso a “casa”, tendo sido noticiado o interesse do Sporting e FC Porto. Quem também confessou recentemente que ficaria agradado com um regresso aos “dragões” foi o também central Pepe. Apesar de tudo, o seu actual contrato com o Real Madrid termina apenas no final da próxima temporada, numa altura em que já terá 34 anos.

No lado esquerdo da defesa portuguesa, há a incógnita Eliseu. O contrato do jogador, de 32 anos, com o Benfica expira no final de Junho, existindo a hipótese do clube da Luz optar pela renovação automática do contrato por mais um ano.

Foto

Bem mais longo é o vínculo ao Sporting de Rui Patrício, que se estende até ao final da temporada de 2021-22. Apesar de tudo, o guarda-redes titular da selecção, com 28 anos, tem sido uma crónica presença nos mercados de transferências. Uma boa prestação no Euro poderá abrir-lhe as portas de um clube com outra projecção internacional, mas por valores bem abaixo da sua cláusula de rescisão de 45 milhões de euros. Nessa eventualidade, os “leões” já demonstraram interesse em Eduardo, terceira escolha para as redes portuguesas. Com mais um ano de contrato com os croatas do Dínamo de Zagreb, onde se sagrou este ano bicampeão, o transmontano, de 33 anos, não desdenharia representar um grande do futebol português, após uma passagem efémera pelo Benfica na época 2011-12.

Ainda no sector mais recuado, Raphael Guerreiro, de 22 anos, tem atraído as atenções internacionais e uma eventual titularidade no “onze” de Fernando Santos poderá contribuir mais para a sua projecção. Para já, ao defesa esquerdo dos franceses do Lorient não têm faltado interessados, pelo menos nas notícias vindas de França, que colocam na corrida Barcelona, Arsenal, PSG, Juventus, Liverpool, Lyon, Mónaco e Borussia Dortmund.

Mas as principais atenções do mercado deverão estar centradas no meio-campo nacional, onde a grande qualidade se alia, em muitos casos, à juventude. Os sportinguistas William de Carvalho (24 anos), João Mário (23) e Adrien (27) são algumas das pérolas portuguesas que mais se destacaram esta temporada, neste caso ao serviço dos “leões” de Jorge Jesus. Os três têm vínculos até Junho de 2020 com o clube de Alvalade, mas tudo dependerá dos valores que forem postos em cima da mesa por potenciais interessados. Na mesma linha, estão ainda o portista Danilo Pereira (24), o valenciano André Gomes (22), que tem sido apontado à Juventus e ao Manchester United, apesar dos números proibitivos que o seu actual clube exige para o ceder.

Um pouco mais à frente estará Rafa Silva (23), outra das grandes revelações desta época nas competições portuguesas. FC Porto e Benfica têm sido apontados como potenciais compradores do seu passe, mas os 20 milhões de euros exigidos pelo Sp. Braga (que tem contrato com o jogador até Junho de 2019) poderá refrear o interesse nacional, escancarando as portas para uma saída para o estrangeiro.

No ataque português, Ricardo Quaresma é quem tem um contrato menos dilatado no tempo, encerrando o vínculo com os turcos do Besiktas no final da próxima temporada. Mais um ano têm Nani, com os também turcos do Fenerbahçe, e Cristiano Ronaldo, com o Real Madrid. Uma potencial transferência da grande estrela portuguesa é sempre um rumor em todos os mercados e, nos últimos meses, tem sido apontado como alvo milionário do PSG, mas também surgiram notícias do interesse do Manchester City de Pepe Guardiola. Tudo desmentido pelo madeirense, numa recente entrevista a um canal de televisão espanhola, onde fez uma jura de amor eterno ao Real Madrid.

Uma coisa parece certa: a carreira da selecção portuguesa no Euro 2016 será determinante para espicaçar os desejos dos grandes “lobos” europeus. Os jogadores sabem disso e a competição também será jogada fora dos relvados.

Sugerir correcção
Comentar