Ibrahimovic serve de bandeja quarta Taça da Liga a Mourinho

Manchester United sofre para bater Southampton na final de Wembley que valeu o 24.º título da carreira do treinador português, o quinto técnico com mais títulos na história do futebol.

Zlatan Ibrahimovic voltou a ser fundamental para o Manchester United
Fotogaleria
Zlatan Ibrahimovic voltou a ser fundamental para o Manchester United Reuters/Carl Recine
Fotogaleria
Jogadores do Manchester United festejam o triunfo na Taça da Liga Reuters/Darren Staples
Fotogaleria
Ibrahimovic, o homem do jogo LUSA/ANDY RAIN
Fotogaleria
O desalento de um jogador do Southampton Reuters/Darren Staples
Fotogaleria
José Mourinho durante a final da Taça da Liga Reuters/Carl Recine
Fotogaleria
Os festejos dos jogadores do Manchester United Reuters/Darren Staples
Fotogaleria
Adeptos do Southampton nas bancadas de Wembley Reuters/John Sibley
Fotogaleria
Momento de um dos golos do Southampton Reuters/John Sibley

Foi com uma Taça da Liga inglesa que José Mourinho começou a fazer história fora de Portugal, em 2005. Acabado de chegar ao Chelsea, o treinador português foi a Cardiff, no País de Gales, bater o Liverpool, por 3-2, após prolongamento. Pelo mesmo resultado, mas desta vez sem necessidade de tempo extra, o setubalense somou este domingo o 24.º troféu da sua brilhante carreira (o quarto nesta prova), batendo um complicado Southampton, em Wembley. O Manchester United somou o quinto título na prova e já tem garantido, pelo menos, um lugar na próxima edição da Liga Europa.

Não seria a conquista mais desejada por Mourinho nesta temporada de estreia ao serviço do United, mas servirá para amenizar os adeptos face à carreira sofrível que a equipa tem protagonizado no campeonato. Junta-se à Supertaça conquistada em Agosto do ano passado e prova que o “special one” é particularmente talhado para finais, tendo já vencido oito em dez oportunidades.

Mourinho conseguiu ainda tornar-se no primeiro técnico do United, após a saída do mítico Alex Ferguson, a conquistar mais do que um troféu, igualando ainda o escocês e o inglês Brian Clough, que também somaram quatro Taças da Liga nas suas carreiras. No caso do português, esta é a primeira que alcança fora do Chelsea, onde venceu na já referida temporada de estreia de 2004-05, mas também em 2006-07 e 2014-15.

Para mais um sucesso do técnico setubalense, valeu um inspirado Zlatan Ibrahimovic. O avançado sueco abriu o marcador, aos 19’ (na transformação de um livre directo), e acabou por selar o triunfo, a três minutos dos 90’, de cabeça, quando tudo apontava para o prolongamento, o mínimo que merecia o batalhador Southampton. O conjunto do sudeste da Inglaterra, onde o internacional português Cédric Soares foi titular (e esteve em grande plano) quase conseguiu surpreender o seu poderoso adversário e pode queixar-se da arbitragem e da sorte.

A cruzamento do ex-defesa direito do Sporting, Manolo Gabbiadini até inaugurou o marcador, logo aos 11’, mas o golo acabou por ser mal anulado, por um fora-de-jogo inexistente. O ponta-de-lança italiano do Southampton acabou por ser outra das figuras do encontro, liderando o renascimento da sua equipa nesta final, depois de Jesse Lingard ter dilatado para dois golos a vantagem do United, aos 38’.

Em cima do intervalo, Gabbiadini voltou a dar esperanças ao Southampton, reduzindo a desvantagem, e, logo a abrir a segunda metade (49’), empatou a final. Um balde de água fria para o conjunto de José Mourinho e um elixir moralizador para a equipa do francês Claude Puel, que encostou o adversário às cordas em largos momentos da segunda metade. Uma bola ao poste de Oriol Romeu, aos 63’, acabou por impedir uma reviravolta no marcador.

O United não convencia, mas, aos 87’, um cruzamento teleguiado para a cabeça de Ibrahimovic desfez o sonho do Southampton, que não conseguiu imitar o feito do Moreirense na Taça da Liga portuguesa. A festa foi mesmo dos “red devils”, apesar do rosto sorumbático de José Mourinho não corresponder particularmente à ocasião, talvez pela exibição menos convincente da sua equipa.

A verdade é que o setubalense, agora com 54 anos, não pára de enriquecer o palmarés pessoal: seis títulos conquistados ao serviço do FC Porto, entre os quais uma Liga dos Campeões e uma Taça UEFA; oito pelo Chelsea; cinco no Inter de Milão, onde somou a segunda Champions; três no Real Madrid e já leva o segundo pelo United. Um registo que o torna no quinto treinador com mais títulos na história do futebol, segundo as contas avançadas pelo perito espanhol em dados e estatísticas desportivas, conhecido por MisterChip, na sua conta na rede social Twitter.

Mourinho apenas é superado por Alex Ferguson, pelo romeno Mircea Lucescu, pelo ucraniano Valeriy Lobanovskiy e pelo escocês Jock Stein. Ainda de acordo com a contabilidade de MisterChip (alcunha de Alexis Martín-Tamayo), o português é também o primeiro técnico a vencer um torneio importante na história dos 139 anos do United na temporada de estreia.

 
 
 
 
Sugerir correcção
Comentar