Jonas e Rui Vitória em destaque nos prémios Cosme Damião

Rui Vitória foi eleito treinador do ano e Jonas o melhor jogador de 2016 do Benfica.

Foto
LUSA/TIAGO PETINGA

O futebol do Benfica foi a modalidade mais distinguida na noite desta quarta-feira durante a Gala dos prémios Cosme Damião, ao receber cinco dos 13 galardões numa cerimónia que decorreu no Campo Pequeno.

Esta gala, que contou com a presença do presidente da Federação Portuguesa de futebol (FPF), Fernando Gomes, e da Liga de Clubes, Pedro Proença, que se sentaram lado de Luís Filipe Vieira, juntou cerca de 850 espectadores que viram o defesa central dos “encarnados” Victor Lindelöf arrebatar o prémio Revelação.

O sueco foi acompanhado pelo ponta-de-lança Jonas, que venceu o prémio de melhor futebolista do ano, e de Rui Vitória, com o prémio de melhor treinador do ano, fruto da conquista do tricampeonato, deixando de lado Pedro Nunes, entre outros, que, no hóquei em patins, foi campeão europeu e nacional.

"Estou muito feliz. Confesso que estes quase três anos no Benfica estão a ser anos de sonho. Não imaginava ganhar tantos prémios, tanto colectivos como individuais. Quero ficar por muitos anos aqui", disse Jonas. Com os olhos postos no encontro com o FC Porto, marcado para 1 de Abril, Jonas não desdenha a hipótese de marcar ao FC Porto, adversário que até ao momento não sofreu golos do brasileiro. "Todos os avançados gostam de fazer golos. Não só neste jogo como em qualquer outro. O mais importante é vencer, mas ficaria muito grato se fizer um golo. A preparação está a ser muito boa. Temos duas semanas para trabalhar. Vai ser importante para o clássico. Vai ser um jogo importante, mas não vai decidir nada", afirmou o avançado.

"Quero dar os parabéns aos outros nomeados. Estou convencidíssimo que qualquer um poderia ganhar. É um orgulho, uma honra e um prazer enorme estar aqui a viver o que estou a viver. Quero agradecer aos jogadores, pois foram eles que ganharam o que tanto queríamos, a minha equipa técnica, porque sem eles não seria o treinador que sou hoje, à minha família, porque é o meu suporte, e aos meus pais, porque são a minha grande força e que me tornam quase inquebrável", afirmou Rui Vitória.

A judoca Telma Monteiro, medalha de bronze nos -57kg nos Jogos Olímpicos Rio2016, foi outra das agraciadas da noite ao vencer o galardão melhor atleta de alta competição.

Prémios Cosme Damião atribuídos esta noite

- Atleta Revelação: Victor Lindelöf.

- Prémio Carreira: Ângelo Gaspar Martins.

- Formação: Jogadores Campeões Europeus Sub-17 - José Gomes, João Filipe, Mesaque Dju, Gedson Fernandes e Florentino Luís.

- Mérito e Dedicação: Manuel da Luz Afonso.

- Projecto do Ano: Organização da final-four da Liga Europeia de hóquei em patins.

- Inovação: A magia das palavras.

- Modalidade: Hóquei em Patins.

- Casas do Benfica: Vendas Novas.

- Atleta de Alta Competição: Telma Monteiro (judo).

- Treinador do Ano: Rui Vitória.

- Parceiro: Hospital da Luz.

- Homenagem: Rogério Pipi.

- Futebolista: Jonas.

Sugerir correcção
Comentar