Jonas é o jogador mais valioso da primeira volta

Brasileiro lidera a lista de melhores marcadores, mas destaca-se também nas assistências e pontos conquistados. Slimani e Layún são outros jogadores preponderantes nas 17 primeiras jornadas do campeonato.

Jonas é o melhor marcador do campeonato e é um jogador influente no Benfica
Fotogaleria
Jonas é o melhor marcador do campeonato e é um jogador influente no Benfica PATRICIA DE MELO MOREIRA/AFP
Fotogaleria
Quase metade dos golos de Islam Slimani foram apontados de cabeça PATRICIA DE MELO MOREIRA/AFP
Fotogaleria
Layún tem mostrado ser muito útil ao FC Porto nesta sua primeira temporada no clube JACK GUEZ/AFP
Fotogaleria
Carlos Martins é um dos melhores jogadores portugueses em assistências no campeonato português ANDREAS SOLARO/AFP
Fotogaleria
Suk já deixou o Vitória de Setúbal, mas deixou a sua marca no clube sadino DR

Apenas a dois golos de igualar o registo de toda a temporada passada no campeonato (20), o brasileiro Jonas foi o jogador que mais se destacou na primeira volta da Liga e não só pelo número de remates certeiros, que o colocam na liderança isolada da lista dos melhores marcadores do campeonato nacional. Com 18 golos apontados, o avançado do Benfica soma ainda cinco assistências para golos dos seus companheiros de equipa e já contribuiu directamente com 9 pontos para as contas dos “encarnados”. O sportinguista Islam Slimani e o portista Miguel Layún são outros dois futebolistas em destaque nas primeiras 17 jornadas.

Jonas tem sido um autêntico abono de família para o clube da Luz esta época na principal competição nacional. Sozinho é responsável por 40% dos golos do Benfica na prova, contribuindo decisivamente para que a sua equipa seja a mais concretizadora da prova, com 45 golos, mais nove do que o FC Porto, que ocupa a segunda posição deste ranking. A sua influência voltou a ficar patente na última ronda da primeira fase do campeonato, com um hat-trick na Madeira, frente ao Nacional (1-4), fundamental para a conquista de mais três pontos. Entre os 18 golos do avançado, cinco foram apontados através da transformação de grandes penalidades e seis foram finalizados de cabeça.

Foto

Por esta altura, na temporada passada, o melhor marcador do Benfica era o também brasileiro Anderson Talisca, com metade dos golos de Jonas (e a equipa tinha menos quatro golos apontados no total). O ranking era então liderado pelo ex-portista Jackson Martínez, com 14 golos, que embalaram o colombiano, actualmente ao serviço do Atlético de Madrid, para conquistar a Bota de Ouro, com um total de 21.

Entre os matadores de 2015-16, também Slimani tem sido uma peça crucial no xadrez do Sporting de Jorge Jesus. O internacional argelino leva 13 golos apontados na Liga (37,1% do total dos “leões” e mais um do que em toda a época passada), sendo alguns deles fundamentais para a sua equipa conquistar 12 dos 44 pontos que já amealhou na prova (27,3%). Neste índice, Slimani é o jogador mais valioso da primeira volta, seguido por Jonas na segunda posição. Dos golos apontados pelo avançado “leonino”, apenas um resultou da cobrança de um penálti e mesmo assim de recarga. E quase metade (6) foram apontados de cabeça.

Já em matéria de assistências para golo, dois jogadores sobressaíram particularmente nestas 17 jornadas: Miguel Layún, defesa esquerdo do FC Porto, com nove passes certeiros, e Nico Gaitán, extremo do Benfica, com oito. O “dragão” tem também dois golos marcados, contra apenas um do jogador “encarnado”. No ranking das assistências, surgem na terceira posição cinco jogadores, todos com cinco: os sportinguistas Bryan Ruiz e Adrien; os maritimistas Edgar Costa e Marega e ainda Jonas.

Bruno Moreira é o melhor português

Com 11 golos apontados na Liga, Bruno Moreira é o melhor marcador português da prova, ocupando o terceiro lugar na lista dos goleadores. O jogador do Paços de Ferreira (responsável por 44% dos golos da equipa) já somou também sete pontos para a sua equipa, o que o torna no jogador nacional mais valioso do campeonato, até ao momento.

Ainda entre os jogadores portugueses, destaque também para o avançado do Vitória de Setúbal, André Claro, que integra igualmente o "top-10" dos finalizadores, com oito golos (e uma assistência), tendo contribuído com seis pontos para a estatística dos sadinos. Juntamente com o sul-coreano Suk, representam 60,7% dos 28 golos setubalenses no campeonato, colocando a equipa Quim Machado na quarta posição entre as mais concretizadoras da prova, superada apenas pelos três “grandes”.

Já nas assistências para golo, o melhor português é o maritimista Edgar Costa, com cinco (e dois golos), seguido de Carlos Martins, do Belenenses, e Salvador Agra, do Nacional, ambos com quatro. Ao nível dos pontos conquistados, entre os atletas nacionais, sobressaiu Tiago Caeiro, do Belenenses, com sete, para além do sportinguista Adrien, com seis.

Reforço anunciado do FC Porto para a segunda volta do campeonato, Suk tem estado também em evidência. Ao serviço dos setubalenses, o avançado apontou nove golos (somando ainda quatro assistências), ocupando o quarto posto da lista dos melhores marcadores da Liga, ao lado de Léo Bonatini (Estoril).

Sugerir correcção
Comentar