João Sousa repete segunda ronda em Roland Garros

Ernests Gulbis será o próximo adversário do número um português em Paris.

Foto
João Sousa confirmou a sua superioridade VINCENT KESSLER/Reuters

João Sousa vai pela terceira vez tentar aceder à terceira ronda do torneio de Roland Garros. O tenista vimaranense sofreu no primeiro encontro no Grand Slam francês, frente ao bósnio Damir Dzumhur, mas soube impor-se em quatro sets, para repetir as presenças nesta fase de 2013 e 2015. O talentoso e imprevisível letão Ernests Gulbis é o obstáculo seguinte a uma estreia na terceira ronda de Roland Garros.

“Infelizmente, não consegui entrar da melhor maneira. Sabia que ele era um jogador bastante complicado, muito talentoso e ele sabia que o meu jogo não encaixava muito bem no dele, mas consegui vencer, que era o importante. Foi um encontro muito exigente, físico e mental, mas consegui dar a volta sempre ao que aconteceu. No segundo set comecei a jogar melhor, a ser mais acutilante, mas tive muitos problemas para fechar e acabei por o fazê-lo num tie-break muito disputado, em que ele teve alguns set-points e eu soube estar muito focado naquilo que tinha de fazer. A partir daí, consegui servir a melhor e as coisas encarrilaram na melhor direcção”, explicou Sousa, (29.º ATP), depois de vencer Dzumhur (73.º), por 2-6, 7-6 (10/8), 6-4 e 7-5.

A vitória em três horas poderia ter sido abreviada caso o vimaranense tivesse sido mais eficaz no aproveitamento de break-points (cinco em 18), aproveitado a vantagem de 5-0 no segundo set e de 3-0, no quarto set. Na quinta-feira, Sousa defronta Gulbis (80.º), que derrotou o italiano Andreas Seppi (38.º), por 6-3, 7-5 e 6-4. O letão de 27 anos, 10.º mundial em 2014, venceu os dois duelos travados com Sousa, ambos há dois anos, nos Masters 1000 de Indian Wells (6-3, 6-3) e do Canadá (6-3, 6-4).

Quanto aos candidatos ao título, tiveram sortes diferentes: Novak Djokovic e Rafael Nadal passearam a sua superioridade no court, enquanto Andy Murray passou a dois pontos da eliminação. O duelo entre o número dois do ranking e o veterano Radek Stepanek (128.º) tinha sido interrompido na segunda-feira com o resultado em 3-6, 3-6, 6-0 e 4-2. Nesta terça-feira, Murray teve de salvar dois break-points antes de fazer o 5-2 e fechar a partida, mas, no set decisivo, o checo de 37 anos liderou por 5-4, 30-30. O britânico igualou e fez o break de seguida, para vencer por 3-6, 3-6, 6-0, 6-3 e 7-5, ao fim de 3h41m de jogo. Foi a nona vez na carreira e terceira em Roland Garros que Murray recuperou de 0-2 em sets.

Djokovic dominou o chinês de Taiwan, Yen-Hsun Lu (95.º), por 6-4, 6-1 e 6-1, enquanto Nadal assinou a sua vitória mais rápida de sempre em Roland Garros (e já lá vão 71), ao aplicar, em uma 1h33m, um triplo 6-1 ao australiano Sam Groth, detentor do recorde do serviço mais rápido: 263 Km/h (não oficial, por ter sido obtido num torneio challenger).

Jo-Wilfred Tsonga, David Ferrer, Tomas Berdych, Dominic Thiem, Borna Coric e o campeão do Millennium Estoril Open, Nicolas Almagro, estão igualmente entre os vencedores do dia.

Do lado feminino veio a maior surpresa, com a eliminação de Angelique Kerber, terceira no ranking WTA e campeã no Open da Austrália, em Janeiro. A tenista alemã foi derrotada pela holandesa Kiki Bertens (58.ª), por 6-2, 3-6 e 6-3, tornando-se na quinta campeã “australiana” a perder de entrada em Roland Garros – juntando-se a Chris O'Neil (1978), Barbara Jordan (1979), Lindsay Davenport (2000) e Li Na (2014).

Victoria Azarenka (5.ª) também se despediu do torneio, ao abandonar, devido a uma lesão no joelho direito. A bielorrussa ainda salvou um match-point no tie-break do segundo set, mas desistiu quando a italiana Karin Knapp (118.º) se adiantou para 6-3, 6-7 (6/8), 4-0.

Serena Williams, Venus Williams, Samantha Stosur, Carla Suarez Navarro, Madison Keys, Ana Ivanovic e Eugenie Bouchard também seguiram em frente.

Sugerir correcção
Comentar