Juan Martin del Potro ainda teve força para João Sousa

Gastão Elias disputa nesta terça-feira a segunda ronda do torneio olímpico.

Foto
Depois de eliminado por Del Potro, João Sousa vai continuar em prova no Rio, mas apenas em pares TOBY MELVILLE/Reuters

Pelo segundo dia consecutivo, João Sousa foi forçado a jornada dupla nos Jogos Olímpicos do Rio. Mas o seu adversário na competição individual, Juan Martin Del Potro, também se queixou de ter de regressar ao court menos de 24 horas depois de levar o líder do ranking, Novak Djokovic, a abandonar o court central em lágrimas, devido à eliminação em dois tie-breaks. Talvez acusando o desgaste, físico e mental, dessa exigente vitória em duas horas e meia, o ex-número quatro do ranking ATP e campeão do Open dos EUA de 2009 mostrou-se um pouco mais lento e com menos energia, mas o forte serviço e a possante direita ainda lhe permitiram vencer dois sets, apesar da boa exibição de Sousa.

“Não acredito que já venci outro encontro”, disse Del Potro, logo após vencer a segunda ronda do torneio olímpico, por 6-3, 1-6 e 6-3. Nos primeiros Jogos Olímpicos na América do Sul e num país de língua oficial portuguesa, nenhum teve falta de apoio: do lado de Sousa (36.º no ranking) o público português e brasileiro (ou anti-argentino); do lado de Del Potro (141.º), muitos e ruidosos compatriotas. Aliás, logo após dois jogos, o encontro foi interrompido por uns minutos, devido a uma altercação entre adeptos nas bancadas.

Talvez distraído, Del Potro (141.º) foi surpreendido pela excelente atitude do vimaranense que, tomando a iniciativa, fez o break no terceiro jogo. Mas Del Potro reagiu a tempo a com a colaboração de alguns erros de Sousa (36.º no ranking), devolveu o break. A 3-4, o argentino pressionou e quebrou Sousa, que já acumulava 10 erros não forçados, fechando de seguida com um jogo em branco, concluído com o oitavo ás.

No segundo set, Sousa voltou a adiantar-se com um break no quarto jogo, em que o argentino somou duas duplas-faltas. Os erros começaram a acumular-se do lado de Del Potro e o número um português aproveitou para quebrá-lo e fechar de seguida com o serviço.

O número de erros baixou no terceiro set, quando ambos serviram bem, mas a experiência de Del Potro veio ao de cima quando aproveitou erros adversários para fazer o break para 4-2. Sabendo que dependia só do serviço, o argentino adiantou-se para 5-2 com um jogo em branco. Sob pressão, Sousa salvou dois match-points (15-40) e deu tudo o que tinha mas o serviço de Del Potro falou mais alto e, no terceiro match-point, fechou o encontro ao fim de uma hora e 58 minutos.

Para o final da tarde, Sousa juntava-se a Gastão Elias para disputar a segunda ronda de pares, frente ao difícil par canadiano, sétimo na lista de cabeças de série, formado pelo especialista e número 9 do ranking da variante, Daniel Nestor, de 43 anos, e o mais jovem (17 anos mais novo) Vasek Pospisil. A dupla portuguesa, repescada após a desistência do par alemão (lesão de Philipp Kohlschreiber), venceu na ronda inicial os eslovacos Andrej Martin e Igor Zelenay, por 6-4, 6-2.

Nesta terça-feira, Elias, que esta semana surge no 60.º lugar do ranking, o seu melhor registo de sempre, defronta o norte-americano Steve Johnson (22.º).

Sugerir correcção
Comentar