João Sousa fica pelo caminho, Djokovic e Nadal vencem para a história

O melhor tenista português da actualidade foi eliminado de Roland Garros pelo letão Gulbis, mas continua em competição em pares.

Foto
João Sousa foi eliminado de Roland Garros PEDRO ARMESTRE/AFP

Novak Djokovic e Rafael Nadal ultrapassaram a segunda ronda do torneio de Roland Garros e, ao mesmo tempo, estabeleceram novos marcos nas carreiras e no ténis mundial. O líder do ranking não ficou muito contente com a sua exibição, mas passadas umas horas, sentiu-se orgulhoso de pertencer ao restrito “clube” dos tenistas que já venceram 50 encontros em cada um dos quatro torneios do Grand Slam.

Djokovic somou a 50.ª vitória sobre a terra batida parisiense ao vencer, por 7-5, 6-3 e 6-4, o veterano belga Steve Darcis (161.º), mais conhecido por, há três anos, ter eliminado Nadal na ronda inicial de Wimbledon. No Open da Austrália, o sérvio já ganhou 57 encontros; em Wimbledon, 52; e no Open dos EUA, outros 57. Na Era Open (desde 1968), só Roger Federer e Serena Williams alcançaram tal feito.

Mas Djokovic saiu do court Suzanne Lenglen zangado consigo próprio, em especial por ter consentido a recuperação do belga quando teve um break de vantagem, nos primeiro e terceiro sets. “Houve muitos erros não forçados nas primeira e segunda pancadas dos pontos. Mas mérito do Steve por ter jogado com muita variedade, alternado o ritmo, com um slice muito baixo”, explicou. Na terceira ronda, Djokovic defronta o britânico nascido na Eslovénia, Aljaz Bedene (66.º), vencedor do espanhol Pablo Carreño Busta (43.º), por 7-6 (7/4), 6-3, 4-6, 5-7 e 6-2.

Por seu lado, Nadal teve uma tarefa menos difícil para derrotar o argentino Facundo Bagnis (99.º) e tornar-se no oitavo homem a ganhar 200 encontros em torneios do Grand Slam. A lista é liderada por Roger Federer (302) e integra Jimmy Connors (233), Andre Agassi (224), Ivan Lendl (222), Roy Emerson (217), Djokovic (216) e Pete Sampras (203).

O espanhol que procura conquistar um 10.º título em Roland Garros não gostou do início do encontro, em que se viu a servir a 0-2, 0-30, mas depressa ultrapassou o momento, para vencer, por 6-3, 6-0 e 6-3, indo agora defrontar o compatriota Marcel Granollers (56.º).

No torneio feminino, Serena Williams, Venus Wiliams e Madison Keys aumentaram para cinco o número de norte-americanas na terceira ronda, onde estão igualmente Carla Suarez Navarro, Ana Ivanovic e Dominika Cibulkova.

Ainda não foi desta que João Sousa (29.º) atingiu a terceira ronda em Roland Garros, ao perder com o letão Ernests Gulbis (80.º), semifinalista aqui em 2014 – depois de derrotar Roger Federer e Tomas Berdych –, o que o levou a ocupar o 10.º lugar do ranking em Junho desse ano.  “Penso que ele foi superior em todos os aspectos, jogou a bom nível e em todos os sets. Eu não estive ao meu melhor, fisicamente não me senti muito bem, sem servir de desculpa. Só me resta dar-lhe os parabéns”, disse Sousa, depois da derrota em três sets: 2-6, 5-7 e 3-6. Em pares, ao lado do argentino Leonardo Mayer, venceram Jèrémy Chardy e Fernando Verdasco, por 6-2, 6-4.

Em Itália, Gastão Elias (88.º) está nos quartos-de-final do challenger de Vicenza, após vencer o croata Viktor Galovic (585.º), por 6-4, 6-1.

Sugerir correcção
Comentar