Duas derrotas made in China

João Sousa e Gastão Elias iniciam campanha asiática com desaires em Chengdu e Shenzhen, respectivamente.

Foto
AFP/Michael Reaves

joão Sousa e Gastão Elias começaram mal a minidigressão pela Ásia, sofrendo derrotas na estreia nos torneios que estão a disputar na China. A do vimaranense, no novo evento de Chengdu — que substituiu no calendário Kuala Lumpur —, custou mais a digerir, pois Sousa serviu para fechar o set inicial diante da jovem promessa (já certeza) Karen Khachanov, de 20 anos.

Um break no quarto jogo permitiu a Sousa (34.º) servir a 5-3, sem sucesso, tendo mesmo desperdiçado um set-point. No tie-break, foi Khachanov (101.º) o mais determinado. O russo foi ganhando confiança e, a 3-4, obteve o break fatal, terminando ao fim de uma 1h17m de jogo, com os parciais de 7-6 (7/3), 6-3.

“Entrei muito bem no primeiro set, tive oportunidades para fechar a servir, as coisas não caíram para o meu lado e ele começou a jogar melhor. No tie-break, jogou melhor do que eu e no segundo set andei atrás do marcador. Não fiz a melhor das exibições, mas também não penso que tenha jogado mal”, disse Sousa, que se mantém por Chengdu, onde, hoje, vai estrear-se nos pares, ao lado do sérvio Dusan Lajovic.

Gastão Elias (61.º) optou por participar no Shenzhen Open, igualmente da categoria ATP 250, mas cedeu diante do brasileiro Thomaz Bellucci (81.º), em menos de hora e meia, com um duplo 6-3.

Uma “quebra” logo quando serviu pela primeira vez e os três break-points (0-40) desaproveitados no jogo seguinte ditaram o destino de Elias no primeiro set. No segundo, o português entrou a servir melhor, adiantou-se para 2-1, mas, dois jogos mais tarde, uma dupla-falta complicou a tarefa de manter o serviço e Bellucci fez um break para 3-2. A 3-5, Elias ainda salvou um match-point, mas na segunda oportunidade do brasileiro, nem o sistema electrónico de arbitragem (Hawk-Eye) o salvou.

"Cometi alguns erros que normalmente não cometo. Tenho-me adaptado ao piso cada vez mais rápido e espero que a próxima semana seja melhor. Acredito que tenho boas armas para jogar neste piso e sei que vai ser uma questão de tempo até me sentir totalmente confortável e as vitórias começarem a aparecer", explicou Elias, após a quinta derrota consecutiva no ATP World Tour, sempre em hardcourt.

Sugerir correcção
Comentar