Jardim é o segundo treinador português a chegar às "meias" da Liga dos Campeões

Apenas José Mourinho, que o conseguiu oito vezes, tinha chegado às meias-finais da Liga dos Campeões, criada em 1992, substituindo a antiga Taça dos Campeões.

Foto
Leonardo Jardim EPA/GUILLAUME HORCAJUELO

O Mónaco de Leonardo Jardim confirmou esta quarta-feira a passagem às meias-finais da Liga dos Campeões, deixando pelo caminho o Borussia Dortmund e surpreendendo a Europa do futebol. Com este feito, o técnico luso junta-se a José Mourinho na lista dos treinadores portugueses a alcançar esta fase da competição.

Desde que nasceu a Liga dos Campeões que hoje conhecemos, substituindo a velha Taça dos Campeões, em 1992, apenas José Mourinho tinha conseguido alcançar as meias-finais da “Champions”.

Na época de 1993/1994 o FC Porto ainda conquistou um lugar nesta fase da competição mas era na altura treinado pelo britânico Bobby Robson. Depois de uma seca de dez anos, em 2003/2004, Portugal teve novamente um representante nas meias-finais, e outra vez o FC Porto. Os “dragões", treinados por Mourinho, viriam a conquistar a competição, frente ao Mónaco, e pela primeira vez um técnico luso chegava tão longe.

A partir daqui, o “Special One” dominou o registo. No total, foram oito as vezes que Mourinho alcançou a “final-four” da principal competição europeia de clubes, com o Chelsea, Inter de Milão e Real Madrid. E durante muitos anos foi o único a consegui-lo. Até esta quarta-feira, dia 19 de Abril de 2017.

Este é o dia em que Leonardo Jardim quebrou o domínio de Mourinho e se tornou o segundo treinador português a alcançar as meias-finais da Liga dos Campeões em 25 anos de competição.

Sugerir correcção
Comentar