Hamilton venceu a batalha dos pneus

Britânico vence o GP da Catalunha numa corrida emocionante em que que terminou apenas três segundos à frente de Vettel.

Foto
Albert Gea/Reuters

Está emocionante a temporada da Fórmula 1 e ficou ainda mais depois de Lewis Hamilton (Mercedes) ter triunfado neste domingo no Grande Prémio de Espanha, no circuito da Catalunha. Numa corrida com várias alternâncias no primeiro lugar, acabou por vingar a estratégia de pneus da Mercedes para levar o campeão em título ao triunfo na corrida, apenas com 3,4 segundos de vantagem sobre o alemão Sebastian Vettel (Ferrari), que ficou em segundo. Vettel continua em primeiro no Mundial de pilotos, mas a sua vantagem sobre Hamilton ficou reduzida a apenas seis pontos.

PÚBLICO -
Aumentar

A temporada está a ser de parada e resposta entre Vettel e Hamilton, cada um com duas vitórias esta época e o que vai fazendo a diferença é que o alemão tem três segundos lugares como as suas piores classificações, enquanto o britânico tem dois segundos e um quarto posto (na Rússia). O que a época está a mostrar é que a Fórmula 1 deixou de ser um campeonato monomarca e voltou a ter competitividade entre escuderias, com a Ferrari a desafiar o domínio da Mercedes incontestado nos últimos três anos.

Na Catalunha, foi Hamilton a sair da pole position, mas Vettel capturou a liderança logo na primeira curva e manteve-se na frente até à primeira paragem para a mudança de pneus. Hamilton ficou na pista mais umas voltas tentou acelerar o mais que pôde antes de ir à box. Vettel não aproveitou da melhor maneira e teve algumas dificuldades para ultrapassar o outro piloto da Mercedes, Valteri Bottas, que o segurou tempo suficiente para Hamilton não perder muito tempo. Vettel acabaria por ultrapassar o finlandês numa espectacular manobra na recta da meta.

Ainda houve um toque entre os dois da frente numa ultrapassagem de Vettel, mas seria mesmo Hamilton a ver primeiro a bandeira de xadrez. Vettel terminaria pouco depois e, sem os segundos pilotos da Mercedes e da Ferrari em pista (Räikkönen saiu logo na primeira volta num acidente com Bottas e Max Verstappen, Bottas desistiu perto do fim com problemas de motor), o lugar mais baixo do pódio foi para o australiano Daniel Ricciardo (Red Bull), a 1m13s de Hamilton – o resto do pelotão terminou com voltas de atraso.

“É assim que as corridas devem ser. Adorei. Ter uma luta até ao fim com alguém que já foi quatro vezes campeão é fantásticou”, declarou Hamilton no final.

Sugerir correcção
Comentar