Hamilton vence GP da Grã-Bretanha e fica a um ponto da liderança do Mundial de F1

Piloto da Mercedes venceu pela quarta vez consecutiva em Silverstone e iguala recorde de cinco triunfos de Jim Clark e Alain Prost

Fotogaleria
Reuters/ANDREW BOYERS
Fotogaleria
LUSA/VALDRIN XHEMAJ
Fotogaleria
Reuters/JASON CAIRNDUFF
Fotogaleria
Reuters/ANDREW BOYERS
Fotogaleria
Reuters/ANDREW BOYERS

Silverstone é definitivamente a pista de Lewis Hamilton. Foi assim nos últimos três anos e voltou a ser em 2017. Depois de alcançar a pole position na véspera, o piloto inglês venceu, este domingo, sem contestação, o Grande Prémio da Grã-Bretanha de Fórmula 1 pela quarta vez consecutiva, igualando o recorde de cinco vitórias de Jim Clark e Alain Prost. E para melhorar o dia do piloto da Mercedes, o sétimo lugar de Sebastian Vettel, líder do mundial, diminuiu para apenas um ponto a diferença entre os dois grandes candidatos ao título. 

PÚBLICO -
Aumentar

Com urgência em reduzir a desvantagem para o primeiro lugar do campeonato e, ao mesmo tempo, demonstrar que continua a ser a grande referência da Mercedes, após ter sido superado pelo seu companheiro de equipa, Valtteri Bottas (segundo em Silverstone), nas últimas três corridas, o fim-de-semana correu na perfeição para Hamilton. No final festejou a quarta vitória da temporada (57.ª na carreira) e reforçou a moral para enfrentar as dez provas que restam no calendário. 

“É um sentimento que não consigo descrever. Estou muito orgulhoso por ter podido fazer isto por estes adeptos”, congratulou-se o tricampeão mundial no final da corrida, agradecendo o forte apoio do público nas bancadas. A próxima “prenda” passa por conquistar o Mundial: “É esse o plano…”

A contribuir para a felicidade de Hamilton, esteve o alemão Vettel, que não foi além de um sétimo lugar, na sequência de um rebentamento de um pneu do seu Ferrari na penúltima volta. “Acho que não é culpa de ninguém. Apanhou-nos de surpresa”, lamentou o tetracampeão alemão, admitindo ter tido “uma corrida difícil”.

Mas o outro grande protagonista do dia acabou por ser Bottas, que assegurou a segunda dobradinha deste época para a Mercedes. Uma boa prestação do piloto finlandês, vencedor da corrida anterior na Áustria, que partiu da nona posição da grelha, após ter sido penalizado em cinco lugares na qualificação, depois de ter substituído irregularmente a caixa de velocidades do seu monolugar.

“Para nós [Mercedes], com equipa, foi realmente um fim-de-semana perfeito, dentro das circunstâncias. Não era fácil a partir do nono lugar”, sintetizou no final. No terceiro lugar da classificação geral, Bottas também diminuiu a diferença pontual para Vettel, que é agora de 23 pontos.

A última vaga no pódio de Silverstone, foi ocupada por outro finlandês, Kimi Raikkonen, que acabou por ceder a segunda posição ao seu compatriota, a três voltas do final, face ao desgaste do seu pneu dianteiro esquerdo. “Infelizmente, o azar parece continuar a perseguir-nos nesta altura”, lamentou.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários