Gastão Elias volta a vencer no ATP World Tour

O tenista português afastou do torneio de Buenos Aires o número 74 do mundo.

Foto
Gastão Elias obteve uma boa vitória na Argentina José Sarmento Matos

Há 16 meses que Gastão Elias não disputava um encontro num quadro principal do ATP World Tour fora de Portugal. Mas a aposta em participar no Argentina Open revelou-se bastante acertada: o número dois português ultrapassou as duas rondas do qualifying sem ceder qualquer set e, nesta terça-feira, derrotou o espanhol Daniel Muñoz de la Nava, actual 74.º do ranking, por 4-6, 6-4 e 6-1, e qualificou-se para a segunda ronda do torneio ATP 250 de Buenos Aires.

No set inicial, Elias (142.º) recuperou de 1-3 para 3-3 e, embora tenha tido dois break-points para o 5-3, seria Muñoz de la Nava a quebrar para 5-4, antes de fechar o set. O segundo set foi muito mais equilibrado e só se registou um único break-point: o set-point com que Elias concluiu a segunda partida. O ascendente do português manteve-se no terceiro set, confirmado com um break logo no segundo. Um segundo break para 5-1, colocou Elias numa posição privilegiada para encerrar o encontro, que aconteceria ao fim de duas horas e 14 minutos.

“Ele conseguiu um break logo no início, mas eu sentia que lhe estava a causar mais dificuldades de fundo do que ele a mim. Cometi alguns erros não forçados no final do set e isso foi fatal. No segundo, continuei com um bom ritmo e a dominar a maioria dos pontos e sentia que mais cedo ou mais tarde ia aparecer a oportunidade de break. O terceiro só teve um sentido. Senti que ele foi-se abaixo fisicamente e consegui acabar o jogo com o domínio total”, explicou Elias, após a sua sexta vitória em quadros principais do ATP World Tour e a primeira desde Outubro de 2014, quando venceu Albert Montañes (então 106.º) no ATP 500 de Hamburgo.

Nesta quarta-feira, no segundo encontro da jornada, Elias defronta o vencedor do duelo entre Dominic Thiem (19.º) e Pablo Carreño Busta (64.º).

Horas antes, João Sousa (33.º) e Roberto Bautista Agut (17.º) defrontam-se na primeira ronda do ATP 500 de Roterdão. O vimaranense ganhou os dois duelos anteriores, o último dos quais na final de Valência, em Novembro último. Nesta terca-feira, Sousa jogou pares ao lado de Andreas Seppi, mas perderam (6-3, 7-7) com Nicolas Mahut e Vasek Pospisil.

Sugerir correcção
Comentar