Gastão Elias no quadro final do Brasil Open

Foto
Gastão Elias está no quadro principal de um ATP World Tour pela terceira semana consecutiva Jose Sarmento Matos (arquivo)

Pela terceira semana consecutiva, Gastão Elias consegue furar caminho para o quadro principal de um torneio do ATP World Tour. Depois do Argentina Open (no qual passou uma ronda antes de vencer um set ao futuro campeão, Dominic Thiem) e do Rio Open, o número dois português passou as duas rondas do qualifying do Brasil Open, torneio ATP 250 que decorre em São Paulo.

Depois de vencer, no sábado, o brasileiro José Pereira (286.º), por 3-6, 6-3 e 6-2, Elias (141.º) qualificou-se ao bater o chileno Hans Podlipnik-Castillo (201.º), por 7-6 (7/5), 5-7 e 6-2, ao fim de 3h10m. No set inicial, Elias ganhou somente mais dois pontos do que o seu adversário. No segundo, o jogador português teve 12 break-points a seu favor, mas acabaria por ceder o serviço, a 5-6, no quinto set-point.

Aquilo que Elias não conseguiu nessa partida alcançou logo no início do terceiro set, o que lhe permitiu adiantar-se para 2-0, não sem antes salvar um break-point. Um segundo break colocou o tenista luso no comando, até servir a 5-2, altura em que Podlipnik-Castillo dispôs de uma segunda oportunidade de break, anulada com o oitavo ás de Elias, antes de fechar.

“Tive muitas oportunidades de fechar o jogo mais cedo, mas ele jogou muito bem quando estava por baixo. É um jogador muito habilidoso e que varia muito o jogo, o que faz com que seja difícil impor um estilo de jogo ao qual estou habituado”, explicou Elias, contente por mais uma qualificação no ATP World Tour.

Há dois anos, Elias também esteve no quadro principal do Brasil Open, igualmente vindo do qualifying, no qual foi derrotado por Albert Ramos (então 86.º). Nesta terça-feira, tem como adversário outro espanhol, Pablo Andujar (62.º).

No ATP 500 do Dubai, João Sousa (34.º) vai ter co primeiro adversário Tomas Berdych, oitavo do ranking e terceiro mais cotado do quadro encabeçado por Novak Djokovic. O vimaranense defrontou Berdych por uma vez, há dois anos, em Miami, com o checo a vencer, por 6-2, 6-4. Nesta segunda-feira, Sousa entra em acção mas em pares, ao lado do amigo Roberto Bautista Agut, tendo como adversários os ucranianos Sergei Bubka e Sergiy Stakhovsky.

Sugerir correcção
Comentar