Elias deixa escapar primeira vitória em Grand Slams

Número dois português resistiu durante 3h20m e acabou vencido por Sergiy Stakhovsky. João Sousa estreia-se na terça-feira no Open dos EUA.

Foto
Gastão Elias sublinhou ?que houve “poucas oportunidades” de fazer break DR

Ainda não foi desta que Gastão Elias venceu um encontro em quadros principais de torneios do Grand Slam ou ganhou um quinto set. Na 16.º participação em majors (qualifyings incluídos), Elias esteve perto de vencer Sergiy Stakhovsky no Open dos EUA, quando serviu a 5-3 do derradeiro set, mas redimiu-se ao anular uma oportunidade semelhante ao ucraniano, quando este liderava por 6-5. Só que acabou por perder os últimos três pontos do tie-break que decidiu um desgastante duelo de 3h20m, sob temperaturas muito altas. Ou, como o próprio Stakhovsky escreveu no Twitter: “Veterano ucraniano fugiu da lâmina da faca portuguesa”.

Elias (60.º mundial) não entrou a servir bem e, depois de anular um break-point no segundo jogo, acabou mesmo por ceder o serviço nos jogos seguintes, comprometendo a partida inicial. O segundo set começou de forma bem diferente, com o tenista português a distanciar-se para 3-0, vantagem que confirmou até fechar a partida. O domínio de Elias manteve-se na terceira partida e foi traduzido num break no terceiro jogo e ampliado com um outro, para 5-2. Um intervalo regulamentar um pouco mais longo, devido à temperatura e humidade altas, fez bem a Stakhovsky (92.º). Depois de dois sets sem ceder o serviço, Elias foi quebrado para 1-3, o que lhe custou o set.

Na “negra”, o número dois português começou bem, mas deixou escapar a vantagem de 2-0. O equilíbrio só se desfez quando Elias – depois de salvar um break-point no jogo anterior – quebrou para 5-3, mas não conseguiu fechar. Tal como não conseguiu segurar, a 5-5, o 40-15, cedendo o break que parecia fatal. Mas, a 5-6, o português não deixou Stakhovsky fechar e forçou o tie-break. Elias recuperou de 0/2 para 4/4, altura em que um mini-break deu a oportunidade ao ucraniano de encerrar com o seu serviço: 6-1, 3-6, 2-6, 6-3 e 7-6 (7/4).

"De uma forma geral, foi um encontro bastante renhido. Ele teve momentos bons, eu tive momentos bons também e senti que, a certa altura, não ia deixar o jogo escapar. Tive muitas dificuldades em encontrar uma maneira de o passar; ele subia constantemente e eu não me senti confortável em nenhum momento. Na parte final, houve algum nervosismo dos dois lados, mas ele acabou por ser mais forte no tie-break. Fico triste com a derrota, principalmente por ter tido o jogo na mão e não aproveitar", admitiu Elias, que ainda continua em prova, em pares, ao lado de João Sousa, tendo como primeiros adversários os especialistas da variante Bruno Soares e Jamie Murray.

Na terça-feira, Sousa estreia-se na prova defrontando o dominicano Victor Estrella Burgos (83.º) no terceiro encontro do court 7 (cerca das 20h portuguesas).

No torneio masculino, destaque para Kyle Edmund (84.º) que obteve a sua melhor vitória de sempre. O britânico de 21 anos aproveitou o facto de Richard Gasquet (15.º) estar longe da melhor forma após uma paragem devido a uma lesão abdominal, para vencer, por 6-2, 6-2 e 6-3. Em contraste, Rafael Nadal (5.º) ultrapassou Denis Istomin (107.º), por 6-1, 6-4 e 6-2, e o vencedor da edição de 2014, Marin Cilic (6.º) eliminou o brasileiro Rogério Dutra Silva (108.º), por 6-4, 7-5 e 6-1.

Finalista em 2015, após desfazer o sonho de Serena Williams conquistar os quatro majors no mesmo ano, Roberta Vinci (8.ª) foi a primeira vencedora no renovado Arthur Ashe Stadium, ao derrotar Anna-Lena Friedsam (46.ª), por 6-2, 6-4.

Já a número dois mundial, Angelique Kerber, esteve somente 35 minutos no court, até que a eslovena Polona Hercog (120.ª) desistiu, quando a alemã vencia por 6-0, 1-0. Já Petra Kvitova (16.ª) venceu a letã Jelena Ostapenko (36.ª), por 7-5, 6-3, depois de ter estado em desvantagem por 3-5.

Sugerir correcção
Comentar