Furacão Tomás Melo Gouveia

Volta de 66 (-7) e liderança no Campeonato Nacional Individual

Foto
Tomás Melo Gouveia tenta juntar o Campeonato à Taça / © FILIPE GUERRA

Tomás Melo Gouveia foi a grande figura, hoje, no segundo dia do 84.ª Campeonato Nacional Individual Absoluto – Peugeot, no campo de par-73 do Santo Estêvão Golfe. E quem diria que depois de ter começado a sua volta com 1 bogey haveria de fazer o que fez… um resultado de 66 pancadas, 7 abaixo do par, que lhe permitiu descolar do sexteto dos 9.ºs classificados rumo ao primeiro lugar destacado, com 3 shots de vantagem sobre o anterior líder Tomás Bessa. 

Numa série de 9 buracos, entre os 14 e o 4 (começara do 10), marcou nada menos do que 6 birdies e 1 eagle completando depois o resto do percurso com pares. “Começei mais ou menos, mas senti que estava a jogar bem e depois houve ali uma fase em que entrei na zone, o que ditou o score. O vento aumentou nos meus últimos quatro buracos e aguentei-me no fim”, afirmou ao GolfTattoo. 

O eagle foi no 3 (par-5, 499 metros): “Drive sobre a direita, entrou no rough, depois dei um ferro 5 em lay up e depois meti o terceiro shot, com sand wedge, a cerca de 40 metros da bandeira”, explica. 

Melo Gouveia é o detentor da Taça da Federação, pelo que, em caso de vitória no Campeonato Nacional, fica na posse dos dois majors do golfe amador português. “Seria um grande feito para mim”, comentou o jogador do CG Vilamoura, que entre 2013 e 2016 esteve a estudar e a competir no circuito universitário pelos Tars do Rollins College, em Orlando, Florida, pelo que há muito tempo que não jogava nenhuma destas duas provas. 

O irmão de Ricardo Melo Gouveia conta que com este resultado não muda nada na sua abordagem às duas últimas voltas: “Vou continuar a fazer o meu jogo, vim jogar para ganhar e consegui meter-me numa posição em que o posso fazer, o que me deixa contente.” 

Tomás Melo Gouveia soma 140 (-6) e lidera com 3 pancadas de vantagem sobre Tomás Bessa, que acrescentou um 73 ao 70 inaugural caindo de primeiro para segundo, com 143. O detentor do título Pedro Lencart também protagonizou uma notável recuperação: depois de abrir com um 76, marcou 68 para se isolar no terceiro lugar com 144. 

Estes são os 3 jogadores, entre os 95 participantes, que aos 36 buracos somam um agregado abaixo do par. Ao nível do par, com 146, estão Vasco Alves e José Maria Cunha, ambos com duas voltas de 73; Gonçalo Teodoro (72-74) e Carlos Laranja (75-71).

Na prova feminina, Leonor Bessa parece imparável rumo ao seu primeiro título na prova: com uma segunda volta de 72, aumentou a diferença para a sua principal rival, Sara Gouveia (79), de duas para 9 pancadas. Tinha feito 73 a abrir, pelo que soma agora 145. A terceira classificada é Sofia Câmara, hoje autora de um 76, para um total de 161.

Veja mais em www.golftattoo.com

Sugerir correcção
Comentar