França passa no primeiro ensaio para o Euro. Suécia fica pelo empate

Os gauleses conquistaram a vitória nos últimos minutos do encontro. Suecos e eslovenos empataram a zero.

Foto
A França só assegurou o triunfo sobre os Camarões na ponta final do encontro LOIC VENANCE/AFP

No primeiro jogo de preparação para o Euro 2016, a França bateu os Camarões por 3-2, conquistando a vitória nos últimos minutos da partida. Já a Suécia ficou-se por um empate frente à Eslovénia.

No Stade de la Beaujoire, Didier Deschamps apresentou um "onze" muito próximo do que poderá ser utlizado no Campeonato da Europa. A jogar em 4x3x3, e ainda sem Griezmann, o ataque foi entregue a Giroud, Payet e Coman.

Os africanos entraram melhor no jogo, ao criarem a primeira oportunidade logo aos 12 minutos: num movimento da esquerda para dentro, Ekombi rematou colocado, mas viu Lloris negar-lhe o golo com uma grande defesa.

Pouco tempo depois responderam os gauleses. Kingsley Coman furou pela esquerda e cruzou para o interior da área onde Matuidi - naquele que foi o primeiro remate - finalizou para o 1-0.

Durou pouco tempo a vantagem. Nem dois minutos passaram, quando o portista Aboubakar aproveitou um passe do médio Enoh, para reestabelecer a igualdade no encontro.

Os gauleses não atacavam com grande intensidade e iam aproveitando a velocidade e criatividade de Coman para desequilibrarem. Ao minuto 33, numa das poucas oportunidades da partida, Pogba, completamente livre de marcação, cabeceou ao lado, após assistência de Payet.

O médio da Juventus iria corrigir o erro pouco tempo depois. Com uma dupla finta sobre Enoh junto à linha lateral, assistiu para um remate de primeira de Giroud, que marcou o seu 15.º golo pela selecção.

O golo animou a equipa de Deschamps, que à beira do intervalo podia ter dilatado o resultado por Koscielny, no seguimento de um livre.

A segunda parte foi típica de um jogo particular. Mais calma, com os jogadores a trocarem a bola e os treinadores a testarem soluções. Ao fim dos primeiros dez minutos, o avançado do Arsenal não foi feliz, permitindo uma grande defesa de Ondoa.

Os Camarões estavam um pouco apagados e, logo de seguida, mais uma oportunidade para os gauleses. Pogba apareceu em boa posição mas voltou a permitir a defesa de Ondoa.

Quando parecia que o resultado não se iria alterar, ao minuto 88, o guarda-redes camaronês lançou a bola para a corrida de Abang que passou para Choupo-Moting bater Lloris e igualar a partida.

Um balde de água fria para os anfitriões e festa prematura dos africanos. Os franceses reagiram imediatamente, através de um livre irrepreensível de Payet, que fixou o resultado final em 3-2.

O próximo amigável dos gauleses será contra a Escócia a 4 de Junho, em Saint-Symphorien.

A Suécia – sem a estrela Ibrahimovic, mas com o benfiquista Lindelof no onze – empatou a zero frente à Eslovénia. Numa partida sem grandes oportunidades, e com alguns remates falhados, nenhuma das formações se superiorizou.

O próximo adversário dos nórdicos é o País de Gales, a 5 de Junho. A Suécia integra o grupo E com a República da Irlanda, Itália e Bélgica, tendo a estreia marcada para 13 de Junho com os irlandeses.

O Euro 2016 arranca a 10 de Junho e finda precisamente um mês depois. Texto editado por Jorge Miguel Matias

Sugerir correcção
Comentar