Final NBA: Golden State Warriors–Cleveland Cavaliers, revalidação ou vingança?

A final da Liga Norte-americana de Basquetebol profissional está marcada para a madrugada desta quinta-feira na Oracle Arena.

Foto
O duelo promete entre LeBron James e Stephen Curry Bob Donnan/Reuters

Pelo segundo ano consecutivo, a final da NBA vai colocar frente a frente, nesta quinta-feira, os Golden State Warriors, actuais campeões, e os Cleveland Cavaliers, em Oakland.

As duas equipas vão disputar a final que será discutida à melhor de sete encontros. O ano passado, os Warriors levaram a melhor sobre os "Cavs" por 4-2. Esta é também a 13.ª vez que duas equipas repetem a final da competição. Os Warriors conquistaram a prova por duas ocasiões: 1974-75 e 2014-15.

A formação californiana, que tem em Stephen Curry a sua maior estrela, chega à final depois de vencer os Oklahoma City Thunder por 96-88, no sétimo jogo da final da Conferência Oeste. Curry fez 36 pontos, marcando sete em 12 triplos possíveis.

Depois de ter batido o recorde de maior número de triplos na época regular, com 402 cestos, Curry tornou-se o único jogador da história a ser eleito MVP de forma unânime entre o júri.

Os Warriors tornaram-se a décima equipa na história da NBA, e o terceiro detentor do título de campeão, a recuperar de uma desvantagem de 3-1 nos play-off, após um encontro em que estiveram a perder por 13 pontos.

“Foi duro chegar até aqui. Temos de agradecer esta conquista e esperamos conquistar mais quatro vitórias”, destacou Curry.

Sobre o adversário, o treinador Steve Kerr mostrou-se cauteloso. “Eles jogam bem, têm-no feito desde o início dos play-off, mas nós estamos prontos e a prioridade é começar bem”, assumiu.

Vencedores da Conferência Oeste, bateram o recorde de vitórias na fase regular, com 73 triunfos em 82 possíveis. Até aqui, o título era detido pelos Chicago Bulls na temporada de 1995-96.

Quanto aos Cleveland Cavaliers chegam pelo segundo ano consecutivo à final após um percurso relativamente tranquilo: levaram a melhor sobre Detroit (4-0), Atlanta (4-0), sendo que a vitória mais “suada” decorreu frente aos Toronto Raptors em seis jogos, por 4-2.

Do lado dos "Cavs", as atenções recaem em LeBron James. O jogador foi crucial para o sucesso dos pupilos de Tyronn Lue, ao marcar 33 pontos na decisiva vitória de 113-87 frente aos Raptors. “Eu tive que fazer o meu melhor jogo. Tinha de estar em modo de ataque desde que a bola foi para o ar”, disse.

Para LeBron, esta será a sua sexta presença na final da NBA. Depois de quatro consecutivas ao serviço dos Miami Heat, estará pela segunda na equipa vencedora da Conferência Este.

“Estamos melhor preparados para o início das finais em relação ao que estávamos no ano passado”, afirmou aquele que já foi eleito por quatro ocasiões MVP da época regular e duas da final.

A primeira partida da final da NBA entre Cavaliers e Warriors está agendada para a madrugada desta quinta-feira na Oracle Arena. Texto editado por Jorge Miguel Matias

Sugerir correcção
Comentar