Taça de Portugal terá a primeira final do mundo a recorrer ao vídeo-árbitro

Jogo entre Benfica e Vitória de Guimarães vai fazer história. É a primeira prova de âmbito nacional a usar a tecnologia VAR.

Foto
Miguel Manso

A final da Taça de Portugal, entre Benfica e Vitória de Guimarães, vai contar oficialmente com o recurso ao vídeo-árbitro, informou esta sexta-feira a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Será a primeira vez do uso da tecnologia VAR, na sigla em inglês, não apenas em Portugal mas uma estreia mundial.

"O encontro entre Vitória SC e Benfica, a realizar a 28 de Maio no Jamor, será a primeira final alguma vez disputada, em todo o mundo, de uma prova de âmbito nacional a ter recurso a vídeo-árbitro", refere a FPF, em comunicado publicado no seu site oficial.

Neste sentido, a FPF sublinha que "a Taça de Portugal (...) 2016/2017 será também a primeira competição nacional a ser decidida com recurso à assistência do vídeo-árbitro" (VAR).

A notícia foi avançada nas edições desta sexta-feira dos jornais desportivos Record e A Bola, que afirmam que a autorização da UEFA chegou à FPF na segunda-feira para este teste live. O que permitirá que o árbitro nomeado tenha "o auxílio da televisão, podendo as decisões que tomar em campo serem validadas ou alteradas por indicação dos dois árbitros que estiverem a visionar as imagens do jogo em directo — que pela primeira vez estarão em comunicação com a equipa de arbitragem — ou pelo próprio juíz da partida, que poderá solicitar o visionamento do lance, em pleno relvado, para agir em conformidade ", como escreve A Bola.

O Record acrescenta que "serão usadas as imagens de todas as câmaras da transmissão do jogo e, se necessário, poderão ser acrescentadas algumas só para uso do VAR". O árbitro nomeado para o encontro terá o apoio de dois árbitros que estarão a ver as imagens do jogo, de vários ângulos, numa carrinha no exterior do estádio, acrescenta o desportivo. 

"Se se aperceber de algum equívoco numa das quatro situações de jogo previstas, o VAR informará de imediato através do sistema de auriculares", explica ainda o Record, esclarecendo que o vídeo-árbitro "tem indicação para apenas intervir em situações que sejam absolutamente claras".

Apesar de real, este será apenas mais um dos testes que irão ocorrer até Março de 2018, altura em que o International Boar (IFAB) irá avaliar se introduz ou não alterações às leis do futebol para enquadrar o VAR. Só depois disso esta tecnologia pode ser utilizada nos campeonatos internacionais, como o Mundial da Rússia, e nacionais.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários