FIFA sanciona Federação Espanhola de Futebol por transferência de menores

Infracções envolvem os dois rivais de Madrid: Real e Atlético.

Foto
Decisão da FIFA implica coima de 203 mil euros por parte da Federação espanhola AFP/FABRICE COFFRINI

A Comissão Disciplinar da FIFA sancionou a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) por infringir as normas sobre a transferência e a inscrição de atletas internacionais com menos de 18 anos. A decisão, divulgada nesta terça-feira em comunicado, implica o pagamento de 220 mil francos suíços (aproximadamente 203 mil euros) e a alteração das normas vigentes no futebol espanhol num prazo de seis meses.

As práticas da RFEF, verificadas pela FIFA, violaram o Artigo 19.º do Regulamento sobre o Estatuto e a Transferência de Jogadores. Este artigo, entre outras coisas, estabelece as condições para a transferência internacional de jogadores menores. As normas dizem que a transferência apenas se pode realizar se os pais do atleta se mudarem para o país do novo clube por razões não relacionadas com o futebol ou se a transferência se efectuar dentro da União Europeia ou do Espaço Económico Europeu. Para além disso, a FIFA considerou que a RFEF também violou normas “relativas à inscrição e participação de alguns jogadores em determinadas competições”, como se pode ler no comunicado oficial.

As infracções verificadas envolvem o Real Madrid (entre 2005 e 2014) e o Atlético de Madrid (entre 2007 e 2014). Já em Setembro, os dois clubes foram sancionados com duas janelas de transferência sem poderem inscrever ou assinar com novos jogadores e com o pagamento de uma coima: 329 mil para os "meregues" e 822.500 euros para os "colchoneros".

Em 2014, de acordo com o El País, que dá a notícia, quase 22% de todos os contratos internacionais de jogadores com menos de 18 anos foram com equipas espanholas. No total, registaram-se 400 pedidos de inscrição de jogadores menores de idade, dos quais 48 foram rejeitados.

Segundo o mesmo relatório elaborado pela FIFA, Portugal fica em segundo lugar, com 188 pedidos de inscrição de menores estrangeiros. Na quinta-feira, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras pronunciou-se sobre o tráfico de menores no desporto, dizendo que é um fenómeno que “começa a preocupar”. 

Texto editado por Hugo Torres

Sugerir correcção
Comentar