FIFA pune Messi com quatro jogos por injúrias

Astro argentino falha já o jogo desta noite, com a Bolívia, e não disputará compromissos com Uruguai, Venezuela e Peru, tendo de pagar 10 mil francos suíços.

Foto
Marcos Brindicci/Reuters

A FIFA puniu esta terça-feira o argentino Lionel Messi com quatro jogos de suspensão e uma multa de 10 mil francos suíços (9340 euros), revelando mão pesada na sequência do episódio no último confronto da selecção celeste frente ao Chile, de qualificação para o Mundial de 2018, em que Messi terá dirigido palavras injuriosas ao árbitro assistente, o brasileiro Emerson Augusto de Carvalho.

Após notificação endereçada à Federação Argentina de Futebol, a dar conta da investigação ao comportamento do avançado Lionel Messi no jogo com o Chile, a FIFA oficializou a suspensão do número 10 argentino, que falhará o encontro desta terça-feira com a Bolívia, em La Paz, referente à 14.ª jornada da zona sul-americana da fase de qualificação. Messi ficará ainda afastado das partidas com Uruguai (fora), Venezuela (casa) e Peru (casa).

O organismo regulador do futebol mundial analisou o comportamento de Messi e decidiu-se pela punição na sequência das "palavras injuriosas" dirigidas aos árbitros assistentes do jogo realizado na sexta-feira, que a Argentina venceu por 1-0, com um golo de Messi, de grande penalidade. No final, o craque do Barcelona cumprimentou o árbitro brasileiro e um dos seus assistentes, mas recusou-se a cumprimentar Emerson Carvalho.

O relatório elaborado pelo árbitro brasileiro Sandro Ricci não referia o incidente, mas a FIFA "solicitou informação adicional ao árbitro, bem como aos três assistentes".

O assistente Emerson Carvalho disse que se apercebeu de que Messi protestou uma falta, esbracejando e dizendo algo que não conseguiu ouvir, tendo mais tarde, através da comunicação social, percebido que se tratava de um insulto.

Sugerir correcção
Comentar