FIFA acredita que a Rússia garantirá segurança nos torneios de 2017 e 2018

No centro das preocupações estão os hooligans e as ameaças que recentemente deixaram relativamente ao Mundial 2018.

Foto
LUSA/YURI KOCHETKOV

Os dirigentes da FIFA dizem acreditar na capacidade de as autoridades russas garantirem as condições de segurança durante a Taça das Confederações de 2017, que terá a participação de Portugal, e o Mundial de 2018.

"Acreditamos no dispositivo de segurança que as autoridades vão preparar na Taça das Confederações e no Campeonato do Mundo", afirmou o chefe da comissão operacional da FIFA, Colin Smith, após uma viagem de quatro dias às cidades-sede dos torneios.

O responsável do organismo regulador do futebol mundial assinalou que aquelas provas são "festivais de futebol, apoiados por verdadeiros adeptos da modalidade" e que "não há lugar neles para pessoas que que não estão presentes apenas com esse intuito".

No mês passado, os hooligans russos tinham prometido um "festival de violência" no Mundial de 2018, numa reportagem emitida pela BBC-2, que as autoridades russas qualificaram de "propaganda destinada a desacreditar" a organização da prova, que se vai disputar entre 14 de Junho e 15 de Julho de 2018.

"Para alguns será um festival de futebol, para outros será um festival de violência", ameaçou um hooligan, filmado perto da Arena Rostov, um dos estádios da fase final do Campeonato do Mundo, no documentário da BBC, intitulado Hooligan Army [Exército Hooligan].

Sugerir correcção
Comentar