Fernando Santos diz-se imune ao mercado

Seleccionador nacional lembra que durante o Europeu também houve transferências e Portugal foi campeão.

Foto
Francisco Leong/AFP

Fernando Santos garantiu esta quarta-feira que o dia de fecho de mercado de transferências "não está a afectar" os futebolistas da selecção portuguesa, referindo que sabem "separar as águas" e estão "focados" nos jogos com Gibraltar e Suíça.

"Durante o Campeonato da Europa, tivemos jogadores que mudaram de clube e isso não afectou nada. Não deixámos de ser campeões europeus. Os jogadores sabem muito bem o que é separar as águas. Tenho confiança absoluta neles. Sabem que isso não pode colidir em nada com o trabalho da selecção. Não afectou até agora e não vai afectar", afirmou o seleccionador nacional.

Fernando Santos, que falava na conferência de imprensa de antevisão do particular com Gibraltar, acrescentou que não vai permitir aos jogadores que se ausentem dos trabalhos da selecção por causa de possíveis transferências.

"Não equaciono libertar qualquer jogador ", frisou o técnico de 61 anos.

Na Cidade do Futebol, em Oeiras, o seleccionador português voltou a negar que Portugal tenha alguma responsabilidade acrescida por ser campeão da Europa e considerou que isso só irá acontecer no Euro 2020, quando defender o título.

"Agora estamos numa fase de apuramento para o Campeonato do Mundo. Queremos ser primeiros do grupo e alcançar o apuramento o mais rápido possível", reafirmou.

Sobre o duelo com Gibraltar, Fernando Santos explicou o que o principal objectivo neste particular é dar ritmo a alguns jogadores e prepará-los da melhor forma para o jogo com a Suíça, na terça-feira, que marca o arranque da qualificação para o Mundial 2018.

"Mesmo estando no início da temporada, os jogadores estão a um bom nível físico e com bons índices de confiança. Neste jogo com Gibraltar vamos poder dar mais minutos aos jogadores que precisam de molde a estarem em melhores condições em Basileia", disse.

A selecção portuguesa será esta quarta-feira recebida na Câmara, onde serão entregues as insígnias da Ordem de Mérito pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, pela conquista do Euro 2016.

"Queríamos percorrer o País todo, mas não é possível. Vamos abranger outra zona do País e vamos poder agradecer na zona norte o apoio de nos deram no Europeu", referiu Fernando Santos.

A taça conquistada em França será exibida na Câmara do Porto e deverá voltar a ser erguida pelos jogadores da selecção nacional.

Na quinta-feira, dia do jogo com Gibraltar, a taça estará em exposição no estádio até às 16 horas.

Depois deste particular, Portugal começa a preparar o embate com a Suíça, da primeira jornada da fase de qualificação para o Mundial 2018, em Basileia.

Portugal está inserido no Grupo B juntamente com as selecções da Suíça, Andorra, Ilhas Faroé, Letónia e Hungria.

Sugerir correcção
Comentar