Federer sabe o que o espera em Miami

João Sousa vai reencontrar Fabio Fognini na segunda ronda do torneio disputado na Florida.

Foto
LUSA/ERIK S. LESSER

Roger Federer, autor da façanha de ganhar os dois torneios Masters 1000 de Março consecutivamente, em 2005 e 2006, é de novo o candidato a alcançar tal proeza, depois de triunfar, no domingo, no BNP Paribas Open. Os dois torneios do ATP World Tour realizam-se nos EUA, mas as condições são totalmente diferentes - o calor seco de Indian Wells, no deserto da Califórnia, contrasta com a humidade de Miami, na Florida. Mas Federer sente-se fisicamente pronto.

“Penso que não vou ter problema nesse aspecto porque sinto-me bem no court e estou a divertir-me imenso. Ganhar cria muito boa energia”, adiantou o suíço, que, aos 35 anos, se tornou no mais velho campeão de um Masters 1000.

Apenas sete jogadores conseguiram fazer a dobradinha desde 1991: Federer, Novak Djokovic, Andre Agassi, Marcelo Rios, Pete Sampras, Michael Chang e Jim Courier. Djokovic até o fez por quatro vezes (2011, 2014, 2015 e 2016), mas é um dos grandes ausentes desta edição, a par do líder do ranking, Andy Murray, ambos pela mesma razão: lesão no cotovelo direito.

“Sei o quão difícil é vencer Indian Wells e Miami consecutivamente e tenho isso bem presente. Os quadros dos Masters 1000 são brutais desde cedo, não há tempo para aquecer e defrontar qualifiers no 250.º lugar. Não é fácil em determinados dias e, em especial, à melhor de três sets, onde as margens são pequenas”, reconheceu Federer, que irá estrear-se diante do vencedor do encontro entre o norte-americano de 19 anos, vindo do qualifying, Frances Tiafoe (101.º) e o russo de 32 anos, Konstantin Kravchuk (103.º)

Stan Wawrinka é o cabeça de série n.º1 e também só na quinta-feira irá conhecer o seu primeiro adversário, que sairá do duelo entre Gastão Elias (89.º) e o argentino Horacio Zeballos (75.º). Elias já derrotou este adversário por quatro vezes em oito confrontos, incluindo o único disputado no ATP World Tour, no Portugal Open de 2013, e o último, na final do challenger de Mestre, em Maio do ano passado.

João Sousa, cabeça de série n.º30, já sabe quem irá defrontar na segunda ronda, depois de ter ficado isento da eliminatória inicial, como todos os pré-designados. Trata-se do italiano Fabio Fognini (40.º), que, nesta quarta-feira, derrotou Ryan Harrison (47.º), por 6-4, 7-5. Será o quarto encontro entre os dois, com Sousa a ter vencido apenas uma vez, em 2015. Fognini ganhou os dois últimos encontros, ambos em hardcourt, em Xangai (2015) e Auckland (2016).

Sugerir correcção
Comentar