FC Porto volta aos títulos no basquetebol

"Dragões" venceram o Benfica, no quarto jogo da final do play-off, e conquistaram o campeonato no ano de regresso à Liga.

Foto
DR

Foi um regresso coroado de êxito. No ano em que voltou a disputar a Liga Portuguesa de Basquetebol, o FC Porto foi campeão, derrotando o Benfica numa final disputada em quatro jogos (3-1). Neste sábado, os “dragões” fecharam a série a seu favor graças a um triunfo por 93-85 no quarto encontro, no pavilhão Dragão Caixa, conquistando o seu 12.º título, o primeiro desde 2011 e interrompendo, ao mesmo tempo, uma série de quatro campeonatos seguidos da formação “encarnada”, que continua, no entanto, a ser a grande dominadora da competição (28 títulos).

A equipa orientada por Moncho López raramente perdeu o comando deste quarto jogo e conseguiu ser eficaz a conter a reacção dos homens de Carlos Lisboa na segunda metade do quarto período. O Benfica até terminou o primeiro parcial na frente (22-25), naquela que foi a fase mais equilibrada do jogo, mas a formação portista arrancou para um segundo período de grande acerto, chegando ao intervalo a vencer por seis pontos (45-39).

O terceiro quarto voltou a ser do FC Porto, mas sem se conseguir afastar no marcador de forma significativa. A tendência repetiu-se no último período, com os anfitriões a manterem o Benfica — sempre demasiado dependente do seu jogo exterior — à distância e a confirmarem, em casa e num pavilhão a abarrotar, o regresso aos títulos.

O base norte-americano Troy DeVries foi a grande figura do encontro, marcando 23 pontos, quase todos em lançamentos de três pontos (cinco convertidos em nove tentados), bem secundado pelos seus compatriotas Nicholas Washburn (17 pontos e nove ressaltos) e Brad Tinsley (nove pontos e oito assistências).

O Benfica, por seu lado, teve um trio em bom nível, Daequan Cook (24 pontos), Ivica Radic (20 pontos e 10 ressaltos) e Jeremiah Wilson (22 pontos e nove ressaltos), mas com pouca contribuição dos restantes jogadores às ordens de Carlos Lisboa, que surpreendeu ao utilizar o veterano Carlos Andrade, ele que era dado como indisponível para esta partida, fruto de uma lesão no ombro.

Quatro anos depois, Moncho López voltou assim a ser campeão nacional com o FC Porto, ele que esteve à frente do projecto de transição do basquetebol portista que se chamou Dragon Force e que esteve as últimas temporadas na Proliga, com um título conquistado neste escalão.

“Conseguimos este título graças a muito trabalho. Depois de uma primeira parte um bocado presa, fizemos uma segunda parte extraordinária. É um trabalho de muitos anos. Houve jogadores que se diziam portistas e que quiseram partir, mas houve outros que acreditaram em nós e no nosso trabalho”, desabafou, no final, o técnico espanhol dos “dragões”, que foram quase sempre superiores ao rival nos confrontos directos travados ao longo da época que agora chega ao fim.

Sugerir correcção
Comentar