Extreme Sailing Series: show náutico na baía de Cardiff

Em mais um evento do circuito 2016, a frota de catamarãs GC32 com foils deu um show de velocidade. A equipa vencedora foi a Oman Air.

Fotogaleria
A Oman Air, vencedora do evento britânico Lloyd Images
Fotogaleria
A equipa portuguesa em acção Lloyd Images
Fotogaleria
A frota na água Lloyd Images
Fotogaleria
A embarcação portuguesa Lloyd Images
Fotogaleria
A Red Bull Sailing Team Lloyd Images

Com bons ventos a marcarem os quatro dias de regatas em Cardiff, Inglaterra, o 3.º Acto da Extreme Sailing Series 2016 decorreu de forma emocionante com as sete tripulações da frota de catamarãs GC32 com foils a exibirem o seu melhor e a demostrarem as incríveis velocidades que estes catamarãs conseguem atingir nas condições certas – mais de 30 nós.

A equipa estreante Land Rover BAR Academy, com o veterano skipper Paul Campbell-James, teve um baptismo de fogo sob ventos de mais de 20 nós e ainda uma avaria estrutural no barco que a impediu de participar em cinco regatas. Já equipa Team China One, com o experiente velejador Taylor Canfield a orientar os tripulantes novatos, registou duas vitórias no segundo dia de provas mesmo com ventos de mais de 30 nós, que obrigou o director de regatas a reduzir para seis as provas do dia.

Mas a experiência dos veteranos ficou logo patente com o velejador americano Morgan Larson, skipper do Oman Air, a tomar a liderança da frota desde o primeiro dia do evento. A equipa marcou presença sempre entre os três primeiros colocados e registou 10 vitórias em 29 regatas, apesar de o afinador de vela Ed Smyth quase ter sido varrido do convés por uma forte refrega de vento e da forte marcação do China One Team que chegou mesmo a ultrapassar na linha de chegada de uma das regatas.

“Tivemos alguns dias agitados mas a nossa equipa conseguiu responder à altura. Não fiz largadas muito boas mas a capacidade de os tripulantes em manejarem o barco e o atletismo da sua performance colocou-nos de volta na liderança. O segredo é não arranjar problemas mas nós quase colidimos com a equipa chinesa numa das regatas”, contou Morgan.

“Tivemos os nossos altos e baixos mas conseguir uma vitória frente a uma frota de elite como esta é sempre importante. Trabalhámos muito e a última regata do 3.º dia foi mesmo emocionante pois conseguimos atingir velocidades compatíveis com as do líder Oman Air”, detalhou Canfield.

Com uma vantagem confortável de 17 pontos, a equipa Oman Air foi confiante para o campo de regatas no último dia do evento, com as provas a oferecerem pontuação a dobrar. Os demais lugares do pódio estavam à disposição para as quatro equipas que somavam apenas cinco pontos de diferença entre si.  

No final do dia, a equipa Oman Air comemorava a vitória em Cardiff, somando 300 pontos na classificação, com apenas 6 pontos de vantagem em relação à equipa do campeão olímpico austríaco Roman Hagara, Red Bull Sailing Team, e 14 pontos a mais que os dinamarqueses do SAP Extreme Sailing Team. Mais que isto, a equipa Oman Air assegurava também a sua liderança na classificação geral do circuito.

“Foi um resultado fantástico porque foi uma batalha até aos momentos finais da última regata, mas acredito que conseguimos apresentar o nosso valor. O rival Red Bull Sailing Team fez um trabalho incrível e figura agora em 2.º lugar na tabela geral”, disse ainda Morgan Larson comentando que esta vitória em Cardiff significa um futuro brilhante para a próxima geração de jovens velejadores de Omã que estão envolvidos no programa Oman Sail.

A veterana tripulação suíça Alinghi, vitoriosa em Qingdao, apresentou resultados variáveis durante o evento, incluindo um último lugar, e avarias a bordo quando os dois lemes do barco caíram na água a meio na regata final do 3.º dia. Na classificação final passou para o 4.º lugar.

A equipa portuguesa Sail Portugal, comandada pelo ex-velejador olímpico Diogo Cayolla e com um velejador internacional convidado a bordo – o neozelandês Sam Bell, com experiência na America’s Cup e no circuito de maxiboats -, conseguiu registar dois 2.º lugares durante a competição, mas na classificação ficou em 6.º lugar.

Extreme Sailing Series – 3º Acto – Cardiff

Classificação:

1º - Oman Air (OMA) - 300 pts.

2º -  Red Bull Sailing Team (AUT) – 294 pts.

3º - SAP Extreme Sailing Team (DEN) – 286 pts.

4º - Alinghi (SUI) – 282 pts.

5º - CHINA One (CHN) – 274 pts.

6º - Sail Portugal (POR) – 239 pts.

7º - Land Rover BAR Academy (GBR) – 161 pts.

Sugerir correcção
Comentar