Europa não se deixou cair no inferno de Hazeltine

Ryder Cup: EUA estiveram a ganhar por 4-0, visitantes reduziram para 5-3

Foto
O público americano é louco a puxar em casa pela sua equipa / © FB PGA Tour

Em termos de ranking mundial dos seus jogadores, os Estados Unidos tem muito mais profundidade, mas tem sido quase sempre assim e isso não impede que a Europa tenha ganho toda as edições da Ryder Cup menos uma (em 2008) no século actual. O que assusta nesta equipa europeia que joga em terreno alheio é o facto de 6 dos seus 12 jogadores serem estreantes, contra apenas dois rookies dos americanos. Já tudo foi dito foi sempre a enorme pressão que existe neste encontro… 

Por isso, quando nesta sexta-feira, no Hazeltine National Golf Club, em Chaska, no Minnesotta, perdeu os 4 matches de pares em foursomes (pancadas alternadas) matinais, temeu-se o pior, uma autêntica humilhação. A perder por 4-0 para os fourball (à melhor bola) da tarde, os europeus tinham obrigatoriamente de reagir sob pena de hipotecaram logo no primeiro dia as suas hipóteses de ficarem com o troféu pela quarta vez seguida, e assim fizeram, vencendo 3 das quatro partidas e reduzindo para 5-3. 

A dupla Justin Rose (Inglaterra)/Henrik Stenson, medalhas de ouro e de prata nos Jogos Olímpicos, parecia ser daquelas imbatíveis para a Europa, mas perdeu de manhã por 3/2 contra Jordan Spieth/Patrick Reed, estes uma reedição do par de 2014 no PGA Centenary Course do Gleneagles Hotel, na Escócia. Mas alguma vez na vida Rose/Stenson perderiam dois encontros de seguida? Nunca! Vai daí desforraram-se dos mesmos adversários nos fourball e sem piedade, ganhando-lhes por 5/4. 

A grande estrela da Europa, o norte-irlandês Rory McIlroy, n.º 3 mundial e recém-sagrado campeão da FedEx Cup, perdeu de manhã, por 1 down, ao lado do campeão de 2015 do Portugal Masters, o inglês Andy Sullivan, frente a Phil Mickelson/Rickie Fowler; de tarde, o capitão da Europa, o também norte-irlandês Darren Clarke colocou belga Thomas Pieters para parceiro de Rory e, juntos, ganharam a Dustin Johnson/Matt Kuchar, por 3/2. Foi também uma saborosa desforra para Pieters, que de manhã havia perdido com os mesmos oponentes em parceria com o inglês Lee Westwood, que soma a sua décima presença na Ryder Cup e poderia bater o recorde de pontos de Nick Faldo (25) se somasse 2,5 pontos, o que já não é possível que consiga.

Como Rory e Pieters, o espanhol Sergio Garcia perdeu de manhã em união de forças com o alemão Martin Kaymer e ganhou de tarde ao lado do compatriota Rafa Cabrera Bello, no primeiro caso frente a Jimmy Walker/Zach Johnson, no segundo diante de J.B. Holmes/Ryan Moore. Martin Kaymer foi sem dúvida o elo fraco da Europa, perdendo também de tarde com Danny Willett, diante de Brandt Snedeker/Brooks Koepka. De fora neste primeiro dia, por parte da Europa, ficaram os ingleses Chris Wood e Matthew Fitzpatrick. 

A jornada deste sábado é igual à de sexta-feira, estando agendados os seguintes matches de foursomes para de manhã, com início 7h35 locais (13h35 em Lisboa): 

R. Fowler/P. Mickelson (EUA) vs. R. McIlroy/T. Pieters (Europa)

B. Snedeker/B. Koepka (EUA) vs. H. Stenson/M. Fitzpatrick (Europa)

J. Walker/Z. Johnson (EUA) vs. J. Rose/C. Wood (Europa)

P. Reed/J. Spieth (EUA vs. S. Garcia/Rafa Cabrera Bello

Veja mais em www.golftattoo.com

Sugerir correcção
Comentar