"Esperamos uma maior acutilância"

Rui Vitória recupera Jonas para a Choupana, acreditando numa maior eficácia frente ao Nacional da Madeira.

Foto
Patrícia de Melo Moreira/AFP

Rui Vitória projectou esta sexta-feira, em conferência de imprensa, a deslocação à Choupana, onde o Benfica defrontará o Nacional da Madeira, adversário ao qual o treinador reconhece qualidade, apesar do último resultado. Nessa perspectiva, Rui Vitória – que espera rectificar alguns dos problemas que impediram o campeão nacional de somar três pontos frente ao V. Setúbal, na 2.ª jornada – poderá contar com Jonas, tendo mesmo “furado” o boletim clínico para sublinhar o regresso do goleador aos convocados.

“Esperamos um jogo frente a um adversário de valor, num campo tradicionalmente difícil. Portanto, teremos que acrescentar uma maior acutilância ao nosso jogo para concretizar as oportunidades que criarmos”, disse, lembrando que a equipa do Benfica “está num processo de crescimento". "Não há equipas feitas com um ou dois meses. As equipas vão evoluindo e se calhar até vamos ter menos oportunidades de golo… e fazemos”.

“Mas o importante é melhorar tudo, não só as questões da finalização.  Somos exigentes e queremos a cada dia que passa ser melhores. Não é a questão da finalização que me preocupa, pois isso acontecerá naturalmente”, acrescentou o técnico.

Rui Vitória voltou a remeter o tema da contratação de Rafa Silva para o momento da oficialização da transferência, limitando-se a repetir o que já havia afirmado: “Está tudo na mesma. Ainda não é jogador do Benfica, nem sei se será. Posso é dizer, e repito, é um dos grandes talentos do futebol português”.

O clássico Sporting-FC Porto abre perspectivas para o Benfica recuperar terreno em relação aos líderes do campeonato, mas o treinador dos "encarnados" mostra alguma indiferença em relação ao jogo dos rivais.

“A responsabilidade é sempre a mesma. É querer ganhar o nosso jogo. É mais do mesmo, não há dramas nem euforias. Há um caminho a ser percorrido, um trabalho a fazer, sobretudo olhando para nós, para a nossa equipa, pois isso é que importa. Vamos querer continuar a somar vitórias como é natural neste clube”.

Sem Luisão, indisponível do ponto de vista físico – “caso contrário seria convocado” – Rui Vitória confirma a inclusão de Raul Jiménez e Jonas no lote de convocados. Sobre a dependência do Benfica do seu principal goleador, Rui Vitória revelou pragmatismo.

“O Raul é um dos jogadores que está convocado. Se joga ou não, depois veremos. O Jonas é o melhor marcador do último campeonato português e um dos melhores da Europa e todas as equipas querem ter os melhores à disposição. De qualquer forma, estamos preparados para as dificuldades do campeonato. O Jonas acrescenta muito, mas não estando disponível, é evidente que não vamos lamentar-nos. A equipa tem jogadores e dinâmicas que podem resolver mesmo sem o Jonas, como fizemos em Tondela”.

Rui Vitória concluiu com uma alusão ao sorteio da Liga dos Campeões, para admitir que se trata de “um grupo equilibrado, difícil" e pouco mais. "Quando chegar a altura, abordaremos esses jogos”.

Sugerir correcção
Comentar