Em Leicester poucos dormiram mas muitos compraram camisolas

Campeões de Inglaterra recebem o troféu no sábado. Responsáveis do clube querem manter estrutura da equipa na próxima época.

Fotogaleria
A equipa foi almoçar no centro de Leicester e milhares de pessoas encheram as ruas Justin Tallis/AFP
Fotogaleria
Claudio Ranieri orientou um treino antes do almoço Craig Brough/Reuters
Fotogaleria
Milhares de adeptos, de todas as idades, encheram as ruas de Leicester Craig Brough/Reuters
Fotogaleria
Milhares de adeptos, de todas as idades, encheram as ruas de Leicester Darren Staples/Reuters
Fotogaleria
Na loja do clube as camisolas azuis dos “foxes” esgotaram ao final da manhã Matthew Childs/Reuters
Fotogaleria
A festa começou na segunda-feira com o empate do Tottenham frente ao Chelsea (2-2) e prolongou-se noite dentro Eddie Keogh/Reuters

A festa dos adeptos do Leicester City pela conquista do título de campeão de Inglaterra prolongou-se pela noite dentro e houve muita gente que nem chegou a ir à cama. Foi o caso de Lee Chapman, carteiro de 29 anos que há uns meses ganhou notoriedade por ser sósia de Jamie Vardy, o avançado dos “foxes”: “Não dormi. Fui para o trabalho às 6h30 da manhã e fiz a ronda a correr para poder vir para o estádio. Ainda era suposto estar a trabalhar”, confessou Chapman ao diário The Guardian. Alguns minutos depois, quando por ali passou o autocarro que transportava a equipa a caminho do almoço, o sósia foi convidado a entrar e até tirou uma foto com o verdadeiro Vardy.

Na loja do clube as camisolas azuis dos “foxes” esgotaram ao final da manhã e a euforia era o sentimento predominante nas ruas de Leicester, embora muita gente ainda não tenha conseguido interiorizar o feito da equipa orientada por Claudio Ranieri. A começar pelo próprio campeão, Wes Morgan, que no sábado vai erguer o troféu perante os adeptos, na recepção do Leicester City ao Everton. “Vou tentar segurar as lágrimas. Vai ser um momento muito emotivo, um dos momentos mais importantes da minha vida. Não posso esperar para segurar o troféu com as minhas próprias mãos”, admitiu o defesa.

Foi em clima de celebração que a equipa cumpriu uma sessão de treino, com os jogadores a envergarem um sorriso de orelha a orelha e a tirarem várias fotos com tarjas que assinalam a conquista do título de campeão. “A emoção está em níveis máximos”, reconheceu Ranieri à chegada ao centro de treinos do Leicester City. O técnico italiano de 64 anos sagrou-se, pela primeira vez na carreira, campeão e disse que a façanha chegou na altura certa: “Se tivesse ganho um título destes no início da minha carreira, talvez o tivesse esquecido. Agora que sou um homem mais velho posso saboreá-lo muito melhor”, gracejou.

A chegada, de helicóptero, do empresário tailandês Vichai Raksriaksorn, dono do Leicester City, colocou um ponto final no treino. Raksriaksorn juntou-se aos jogadores e equipa técnica num almoço num restaurante italiano no centro da cidade. À televisão tailandesa, o seu vice-presidente garantiu que o objectivo é manter a estrutura da equipa: “O Leicester City não é uma equipa que pretenda vender jogadores. Como disse desde o primeiro dia, queremos criar as bases de uma equipa”, frisou Aiyawatt Srivaddhanaprabha.

Ranieri alinhou pelo mesmo discurso. “Não queremos vender ninguém. Se algum jogador não quiser ficar, não quero cá gente insatisfeita. Queremos reforçar a equipa mas manter a mesma mentalidade. Quem vier tem de saber que trabalhamos no duro. Quando cheguei o objectivo era criar fundações sólidas e construir uma equipa. Esta época foge ao nosso projecto, mas os alicerces são sólidos”, sublinhou o técnico, que também tentou moderar as expectativas relativamente ao que aí vem. “Se vamos defender o título? Acho que não. Na próxima época vamos lutar pelo décimo lugar. Primeiro temos de garantir a manutenção e depois então podemos almejar a algo mais.”

Para além de ser o campeão em título, na próxima época o Leicester City também vai marcar presença na Liga dos Campeões. As receitas do clube vão disparar, previu à AFP um analista da auditora Deloitte, mas os “foxes” também vão ter despesas adicionais: “Vão ter de investir em jogadores para disputar a Champions ou pagar bónus pela conquista deste título.”

Sugerir correcção
Comentar