“Quando for a Paris vou contactá-los.” Em Dortmund, o fair-play criou amizades

São vários os exemplos de adeptos alemães que abriram as portas de casa aos monegascos depois do adiamento do jogo desta terça-feira.

Foto
Twitter

O autocarro que transportava a equipa do Borussia Dortmund foi atingido por explosivos, que feriram o jogador espanhol Marc Bartra, obrigando ao adiamento do jogo a contar para a primeira mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões com o Mónaco. Aquele que parecia mais um momento de terror na Europa rapidamente se transformou num exemplo de fair-play. Os adeptos monegascos que viajaram até à Alemanha ficaram imediatamente com um dilema: onde dormir para ver a sua equipa a jogar esta quarta-feira? A resposta partiu dos adversários.

Foi o próprio Borussia que lançou a iniciativa na Internet, criando o hashtag #BedForAwayFans e apelando aos seus adeptos que recebessem os franceses em suas casas para pernoitar. E o fair-play materializou-se quase de imediato com as portas abertas dos lares alemães.

O presidente do clube alemão, Reinhard Rauball, revelou à televisão germânica ZDF que recebeu uma mensagem de um amigo “a dizer que gostaria de oferecer estadia a dez adeptos do Mónaco”.

Durante toda a noite e ao longo das horas que antecederam a partida desta quarta-feira, foram vários os exemplos partilhados no Twitter. Por exemplo, Sefan Kilmer, adepto da equipa da casa, partilhou na mesma rede social que tinha disponibilidade para receber cinco monegascos. O tweet foi partilhado 14 mil vezes. Mais tarde, lá surgiu uma nova partilha já com os franceses e alemães sentados à mesma mesa.

“Foi óptimo. Tivemos uma boa noite juntos, a cozinhas e a conversar. E hoje tivemos um bom dia de jogo juntos”, contou Kilmer à CNN. Durante o dia desta quarta-feira houve até oportunidade para os franceses visitarem o museu do Borussia, partilhou Kilmer no Twitter. E a amizade não termina por aqui: “Quando for a Paris vou contactá-los, e talvez iremos a um jogo de futebol”, garantiu o alemão.

Outro testemunho foi dado por Julien Bestron, adepto da equipa treinada por Leonardo Jardim. Este tweetou a perguntar se alguém teria disponibilidade para receber três pessoas. Foi Philip Kruse que respondeu e ofereceu a sua habitação. “Ele recebeu-nos de forma muito simpática, ofereceu cervejas e conversámos com ele até à meia-noite e meia e fomos para a cama”, contou Bestron também à CNN. “Foi uma grande experiência”, disse ainda.

Ainda no estádio, na terça-feira, e quando foi noticiado o incidente que atingiu a equipa de Dortmund, os adeptos monegascos deram também um exemplo de fair-play aplaudido pelos adeptos germânicos presentes no Signal Iduna Park. Em plenos pulmões gritaram o nome da equipa adversária em solidariedade com o grande susto que havia acabado de apanhar.

Sugerir correcção
Comentar