Elias ultrapassado pela direita de Sock

Número dois português garantiu em Estocolmo novo máximo no ranking mundial.

Foto
JONATHAN NACKSTRAND/AFP

A potência das pancadas de Jack Sock, nomeadamente no serviço e direita, foram travão para Gastão Elias prosseguir em prova no If Stockholm Open. No encontro dos quartos-de-final deste ATP 250, Sock confirmou a sua aptidão para os pisos mais rápidos e a boa forma actual que o levam a ostentar o estatuto de melhor tenista norte-americano da actualidade. Elias sai de Estocolmo com as suas primeiras duas vitórias em hardcourts no ATP World Tour e com a primeira sobre um top 10 - e também com a certeza de se tornar no segundo melhor tenista português de sempre no ranking, quando ocupar o 56.º (ou 57.º) lugar.

Elias, que ocupou esta semana o 61.º posto na hierarquia mundial, sentiu quase sempre uma enorme dificuldade em impedir o adversário de bater a forte direita – na qual imprime maior número de rotações do que Rafael Nadal. E o serviço de Sock (23.º) também não deu muitas esperanças ao português.

O desequilíbrio começou a desenhar-se a 3-3, quando Elias deixou escapar uma vantagem de 40-15. O tenista luso dispôs de um break-point no jogo seguinte, mas Sock não lhe deu mais nenhuma oportunidade antes de fechar a partida.

Um break cedido a abrir o segundo set dificultou a tarefa de Elias e, num longo quinto jogo, entregou novamente o serviço com uma dupla-falta. O número dois português aproveitou bem a única oportunidade de break do segundo set e, no jogo seguinte, recuperou de 0-40, para reduzir para 3-4. Mas Sock voltou a servir bem quando mais precisava e não se assustou quando se viu a 15-30 no derradeiro jogo, para, com mais uma forte direita, concluir o encontro, em uma hora e meia, com os parciais de 6-4, 6-4.

Elias vai encerrar a época regressando ao circuito challenger para disputar os torneios de Lima (Peru) e Guayaquil (Equador), onde defende o título em ambos.

Nas meias-finais, Sock vai encontrar o alemão Alexander Zverev que ultrapassou o compatriota Tobias Kamke, por 6-3, 7-6 (7/5). Na outra meia-final, defrontam-se Grigor Dimitrov, que eliminou Kevin Anderson, por 7-6 (7/3), 5-7 e 6-2, e Juan Martin del Potro que venceu Ivo Karlovic, por 6-3, 6-4.

Sugerir correcção
Comentar