Éder não quer viver de glórias passadas

Avançado diz estar a ser marginalizado em França pelo golo que deu o título europeu a Portugal, mas as estatísticas não o comprovam

Foto
Éder diz que está a ser prejudicado em França LUSA/JOÃO RELVAS

As imagens dos festejos de Éder e dos seus companheiros no Stade France após o golo que o avançado apontou à França, na final do Euro 2016, correram mundo e estão bem guardados na memória de milhões de portugueses. Já os franceses parecem ter digerido mal a desfaçatez do luso-guineense, que actua no Lille. Segundo o jogador, o momento histórico que viveu ao serviço da selecção acabou por prejudicá-lo nos jogos da sua equipa, apesar de já ter acumulado 28 partidas esta temporada.

“Na primeira metade da época [passada, quando rumou ao Lille por empréstimo do Swansea] foi diferente, pois não havia este contexto do Europeu. Este ano está a ser mais complicado, tem acontecido muita coisa, mas tenho de continuar focado”, explicou Éder, durante uma conferência de imprensa, na Cidade do Futebol, onde a selecção portuguesa está a preparar o encontro do próximo sábado com a Hungria, de apuramento para o Mundial de 2018.

O jogador não especificou exactamente quais os aspectos em que tem sido prejudicado pelo seu clube em França, mas isso não se tem reflectido propriamente ao nível da sua utilização. Na realidade, Éder já alinhou em 28 partidas esta temporada, 21 das quais para a Liga francesa (o Lille ocupa a 13.ª posição, ao final de 30 jornadas), onde acumulou 1802 minutos e cinco golos (de um total de seis que marcou esta época).

Apesar de reconhecer ter vivido o momento mais importante da sua carreira desportiva na final do Europeu, o jogador, de 29 anos, não quer viver do passado e prefere focar-se no actual momento da selecção nacional. “Já voltámos à realidade. Foi um momento marcante e continuará a ser, fico feliz por isso, mas temos de focar-nos no presente. Recordar o passado é bom mas o presente e futuro é mais importante.”

E o presente é a recepção à Hungria, no Estádio da Luz, no próximo sábado (19h45, RTP1). Uma partida que Portugal tem a obrigação de vencer para alcançar o objectivo de vencer o Grupo B de qualificação para a fase final do Mundial do próximo ano, na Rússia.

Neste momento, com quatro partidas disputadas, a equipa de Fernando Santos ocupa a segunda posição, com três pontos de desvantagem da Suíça (que recebe a Letónia também este sábado) e com dois de vantagem sobre os húngaros. O encontro frente aos magiares será arbitrado pelo polaco Szymon Marciniak. No dia 28, Portugal volta à acção, desta vez no Estádio dos Barreiros, no Funchal (19h45, RTP1), num particular contra a Suécia.

Sugerir correcção
Comentar