Director-geral da Lamia acusado de homicídio involuntário

Gustavo Vargas Gamboa acusado pela justiça boliviana por queda do avião da Chapecoense.

Foto
AFP/RAUL ARBOLEDA

O director-geral da companhia Lamia vai comparecer nesta quinta-feira diante de um juiz, depois de ter sido acusado por diversos delitos, incluindo o de homicídio involuntário, na sequência do acidente aéreo que matou 71 pessoas na semana passada.

A audiência terá lugar , na cidade de Santa Cruz, onde a companhia aérea boliviana tem sede, após Gustavo Vargas Gamboa ter estado até quarta-feira internado, sob custódia policial, num hospital da mesma localidade, para avaliar o seu estado de saúde.

Iván Quintanilla, um dos procuradores responsáveis pelo caso, revelou que o director-geral da Lamia, detido na terça-feira, foi imputado por "homicídio involuntário, lesões graves e gravíssimas e desastre na via aérea".

A 29 de Novembro, o avião da Lamia que transportava a equipa brasileira Chapecoense para Medellín caiu a poucos quilómetros da pista do aeroporto da cidade colombiana, com o acidente a provocar a morte de 71 dos 77 ocupantes.

Além de Gustavo Vargas Gamboa, o Ministério Público boliviano está a investigar o sócio do director-geral, o ex-militar Marco Antonio Rocha, e a funcionária do organismo de controlo aéreo da Bolívia Celia Castedo, que questionou o plano de voo do avião da companhia aérea antes do acidente.

A procuradoria também confiscou dois aviões da Lamia que se encontravam, desde 2014, num hangar militar no centro do país.

À margem das investigações ao acidente, o Ministério Público também está a inquirir sobre as autorizações de funcionamento da Lamia, tendo detido hoje de manhã Gustavo Vargas Villegas, filho do director da companhia e ex-director do Registo Aeronáutico Nacional da Direcção Geral de Aeronáutica Civil, depois de realizar buscas nas instalações da entidade.

Segundo o procurador-geral, Ramiro Guerrero, citado pela Efe, Vargas Villegas está a ser investigado pelos delitos de "uso indevido de influências, negociações incompatíveis com o exercício de funções públicas e incumprimento de deveres".

Sugerir correcção
Comentar