Destaques da noite olímpica: o bromance Bolt-De Grasse

Se não ficou acordado para a jornada nocturna dos Jogos Olímpicos, tem aqui o essencial do que se passou.

Foto
De Grasse e Bolt sorriem na prova de 200 metros Reuters

Por que riem Bolt e De Grasse? E Gatlin, chora?

Quando Usain Bolt entra na pista olímpica, o mundo pergunta: e desta, como vai ser? E embora o jamaicano tenha os seus rituais em pista – o maior dos quais é ganhar – ninguém estava à espera do que acabou por acontecer na meia-final dos 200m que o jamaicano venceu. Até deu para trocar uns sorrisos com o segundo classificado, o canadiano Andre De Grasse. Será um bromance para durar na final? Quem não terá razões para sorrir é o velocista dos EUA Justin Gatlin. Um dos grandes corredores da actualidade falhou clamorosamente o acesso à final desta prova. Mas houve mais na sexta noite de provas de atletismo no Rio, e a selecção feita pelo especialista do PÚBLICO Luís Lopes faz a resenha do essencial das últimas horas, com destaque para o triunfo de Elaine Thompson nos 200m, o que confirma esta jamaicana como a rainha da velocidade, e o ouro de Tianna Bartoletta no salto em comprimento feminino.

Por favor não apertem os cintos

Gunnar Bentz, Jack Conger e James Feigen queriam deixar o Brasil , mas os três nadadores dos EUA foram impedidos pela justiça brasileira de o fazer. Os dois primeiros ainda chegaram a embarcar no avião que os levaria a casa, mas a polícia não os deixou partir. A razão: "inconsistências" nos depoimentos dados à polícia sobre um alegado assalto, ocorrido no sábado à noite, depois de uma noite de festa. O grupo de assaltados incluía ainda a estrela da natação americana Ryan Lochte, cujo passaporte deveria ter sido apreendido, por ordem de um tribunal brasileiro. Mas a decisão judicial veio tarde e Lochte já estava nos EUA. Entretanto, o atleta de 32 anos já veio alterar a sua versão dos acontecimentos.

A NBA contra a ÑBA

Estados Unidos e Espanha reeditam as duas últimas finais olímpicas de basquetebol, mas desta vez vão encontrar-se uma fase mais cedo do que sucedeu em 2008 e 2012. As duas selecções têm encontro marcado para uma das meias-finais, durante a qual irão discutir quem vai lutar pelo ouro. Isto depois de na última noite os EUA terem despachado a Argentina, por larga margem (105-78). A Espanha por seu lado eliminou a França por 92-67. A outra meia-final vai opor a Austrália à Sérvia.

Alemanha mais forte na areia

O Brasil ansiava por uma medalha de ouro no vólei de praia feminino (o primeiro desde Atlanta 1996) mas a espera vai continuar. É que a dupla alemã Laura Ludwig/Kira Walkenhorst venceu na final o par brasileiro Agatha Bednarczuk/Bárbara Seixas de Freitas, por 2-0 (21-18 e 21-14). É o primeiro título olímpico da Alemanha no vólei de praia feminino.

Ainda e sempre a China no ténis de mesa

Apesar da crise de medalhas chinesas, há coisas que não mudam. No ténis de mesa, a equipa da China conquistou o ouro, ao derrotar o Japão por 3-1.  Ao todo os chineses saem do Rio com quatro medalhas de ouro e duas de prata no ténis de mesa. Exactamente o mesmo que tinham conseguido em Londres 2012. O bronze foi para a Alemanha de Timo Boll e companhia, que venceu a Áustria, selecção que tinha eliminado Portugal na primeira ronda.

Título desejado por Bragança foi para chinês

Na categoria de -58 kg do taekwondo, aquela em que participou o português Rui Bragança, a vitória foi para o chinês Zhao Shuai, que na final derrotou o tailandês Tawin Hanprab, por 6-4. As medalhas de bronze ficaram nas mãos do sul-coreano Kim Tae-hun e do dominicano Luisito Pie, que eliminou Bragança nos quartos-de-final.

Brasil-Rússia no voleibol

Depois de uma fase inicial em sofrimento, a selecção brasileira de voleibol continua a sonhar com o título. Eliminou a Argentina nos quartos-de-final (3-1) e vai agora encontrar a Rússia, actual campeã olímpica, nas meias-finais. Será uma reedição da final de Londres 2012. Na outra semi-final, defrontam-se a Itália e os EUA.

França-Alemanha no andebol

No andebol masculino, o Brasil teve menos sorte e caiu perante a França, bicampeã olímpica e mundial. Os franceses venceram por 34-27 e vão agora encontrar a Alemanha nas meias-finais. Os germânicos bateram o Qatar por 34-22. Na outra meia-final, jogarão a Dinamarca, que derrotou a Eslovénia por 37-30, e a Polónia, que bateu a Croácia por 30-27.

E ainda

Rui Bragança não quer mais aventuras low cost

Nikki, Abbey e um episódio de desportivismo olímpico

Um dilema chamado Caster Semenya

Uma dupla diferente para igualar ou melhorar a prata de Londres

Vanessa Fernandes: "Continuo a sentir que este é o meu mundo"

Quenianos ganham pela oitava vez consecutiva os 3000m obstáculos

O boxe salvou-o das ruas de Salvador

Um Brasil-Alemanha na final do torneio de futebol

Os árbitros, afinal, também levam “cartão vermelho"

Luciana Diniz vai saltar para o “sonho grande”

Guia útil

Veja aqui o calendário completo

Saiba os resultados de todas as provas

Medalheiro: Quem vai à frente?

Sugerir correcção
Comentar