Desportivo de Chaves regressa à I Liga 17 anos depois

Flavienses confirmaram subida em Portimão. FC Porto B tornou-se campeão ainda antes de jogar.

Foto
Os jogadores do Desp. Chaves festejam com os adeptos a subida à I Liga Ricardo Nascimento

O FC Porto B conquistou neste domingo o título de campeão da II Liga de futebol, enquanto o Desportivo de Chaves assegurou o regresso ao principal escalão, depois de quase duas décadas de ausência, na 45.ª e penúltima jornada.

Feirense e Portimonense, em igualdade pontual, e Freamunde, a três pontos do terceiro lugar, vão discutir na última ronda quem acompanha os flavienses na subida de divisão, enquanto Atlético, Farense, Benfica B, Leixões, Mafra e Académico Viseu ainda podem cair para o Campeonato de Portugal.

No Algarve, o Desportivo de Chaves assegurou uma presença na próxima edição da I Liga, 17 anos depois, ao empatar com Portimonense (1-1), com um autogolo de Mamadu a dar vantagem aos forasteiros, aos 44 minutos, e Ricardo Pessoa a refazer a igualdade, aos 65’, na marcação de uma grande penalidade. Depois de ter falhado a subida na última jornada da época passada, os flavienses são a única equipa sem derrotas em casa na II Liga. A equipa de Trás-os-Montes apostou forte na presente temporada, nunca escondendo que o objectivo era a subida, e contratou o técnico Vítor Oliveira, apelidado como o rei das subidas, que somou neste domingo, no seu curriculum, a sua nona promoção.

Presente pela última vez na divisão maior em 1998-99, o Desp. Chaves garantiu também ao FC Porto B o título de campeão da II Liga, horas antes de os “dragões” terem vencido o Benfica B, por 3-1. A formação de Luís Castro venceu com golos de Verdasca, João Graça e Ruben Dias, na própria baliza, aos 11’, 25’ e 54’, respectivamente, enquanto o polaco Pawel Dawidowicz anotou o golo do Benfica, aos 38’, antes de ser expulso por acumulação de amarelos aos 66’.

Em Santa Maria da Feira, o Feirense transformou uma derrota iminente numa vitória caseira sobre o Gil Vicente, por 3-2, com dois golos nos descontos. No Estádio Marcolino de Castro, com os visitantes reduzidos a 10, os golos de Kizito, no primeiro minuto de compensação (90’+1’), e de Kukula, no último (90’+6’), asseguraram uma vitória que parecia impossível, depois de Simy (12’) e Paulinho (47’) terem dado vantagem ao Gil Vicente com dois golos intercalados pelo de Porcellis para o Feirense (22’), de grande penalidade.

No lado oposto da tabela, com um triunfo no campo do Sporting B, por 4-2, o Vitória de Guimarães assegurou a manutenção, assim como o Santa Clara, que recebeu e bateu o Sporting de Braga B, por 1-0, e o Sporting da Covilhã, que venceu a Oliveirense, por 2-1.

O Farense fugiu para já à descida de divisão com um precioso triunfo por 2-1 ao Desportivo de Aves, com um golo de Celsinho já nos descontos, e juntou-se a Atlético, Benfica B, Leixões, Mafra e Académico Viseu no grupo de equipas que vão tentar a manutenção na última jornada. Oriental e Oliveirense já estão despromovidos.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários