De Daniel Podence a Alfa Semedo, há muito talento a emergir

Principais candidatos, nascidos depois de 1 de Janeiro de 1995, a serem figuras de destaque na I Liga 2017-18.

Foto
LUSA/JOSE COELHO

Ano após ano, com a chegada de Agosto, o filme repete-se. No corrupio da pré-época, entre estágios, jogos de preparação e anúncios de reforços, os adeptos contam espingardas. No entanto, quando se avalia a competência dos novos trunfos, há sempre nomes que pela sua juventude figuram apenas na lista de prováveis actores secundários. A história, porém, mostra-nos que, ano após ano, são vários os jogadores que, de forma mais ou menos esperada, emergem para o estrelato. Escolhemos, por isso, os principais candidatos, nascidos depois de 1 de Janeiro de 1995, a serem figuras de destaque na I Liga 2017-18.

Se Gelson Martins, apesar de ter nascido em 1995, já é de outro “campeonato”, Daniel Podence é um dos que também dispensa apresentações, mas que ainda procura afirma-se no Sporting. A primeira metade de época de grande nível realizada no Moreirense valeu-lhe em Janeiro o regresso a Alvalade e, há cerca de um mês, o reconhecimento do seu trabalho chegou com o prémio “Revelação do Ano” na Gala Honoris Sporting. A pré-época confirmou que pode ser uma aposta regular de Jorge Jesus e o próximo diamante de Alcochete a ser polido. Outro sportinguista como muito talento é Bruno Fernandes, mas, apesar da sua inegável qualidade, a afirmação imediata apenas acontecerá se Adrien deixar os “leões”.

Do outro lado da Segunda Circular, há uma mão cheia de jovens promissores, mas se Alex Grimaldo já é uma certeza, para João Carvalho, Rúben Dias ou Diogo Gonçalves os caminhos de acesso à equipa principal ainda parecem sinuosos, há dois ex-jugoslavos com condições para marcarem uma posição forte. Com um talento raro, Zivkovic terá concorrência fortíssima, mas se Rui Vitória der oportunidades ao sérvio, o que nem sempre aconteceu na época passada, o “17” promete provocar estragos nos adversários. Mesmo prejudicado por uma lesão que o afastou na pré-época, Krovinovic chega à Luz com a reputação em alta pelo que fez em Vila do Conde. O croata terá que ser trabalhado no Seixal, mas tem atributos para ser uma peça importante para Vitória e um bom duplo de Pizzi.

Depois de vender as principais pérolas da formação (André Silva e Rúben Neves), o FC Porto tem em Otávio o expoente máximo da “geração 95”. Na ressaca de uma última época com altos e baixos, o brasileiro parece ter em Sérgio Conceição um aliado e terá mais oportunidade para brilhar jogando na zona central. Dalot e Rui Pedro terão que esperar um pouco mais.

O V. Guimarães tem uma mão cheia de promessas, como Xande Silva ou Hélder Ferreira, mas há dois jovens que podem dar muito que falar já nesta época: Raphinha e Estupiñán. O brasileiro é um dos indiscutíveis para Pedro Martins e já desperta a cobiça de muitos clubes, enquanto o colombiano, acabado de chegar, mostrou na pré-época que pode ser um o goleador que os vitorianos precisam. O rival minhoto dos vimaranenses tem um treinador habituado a trabalhar com jovens e isso pode ser uma excelente notícia para Neto ou Xadas, duas das grandes promessas do Sp. Braga. Após a “novela Benfica”, o guarda-redes André Moreira terá muitos holofotes apontados na sua direcção.

Frustrando as expectativas de muitos sportinguistas, será em Vila do Conde que Francisco Geraldes irá mostrar o seu saber, mas se o médio já provou que é uma mais-valia para qualquer treinador, o desconhecido Gabrielzinho terá que justificar os 800 mil euros pagos pelo Rio Ave para a sua contratação. Outro “leão” que viu Jesus fechar-lhe a porta, mas que pode brilhar nesta época é Matheus Pereira. O extremo rumou para Chaves, onde encontrará o treinador certo (Luís Castro) para potenciar as suas qualidades.

No Bessa, Miguel Leal, outro técnico competente, terá à sua disposição mais um jovem em quem o Sporting deposita esperanças: Leonardo Ruiz. Internacional sub-20 francês, Sparagna é candidato a ser uma das figuras do Boavista, enquanto Rochinha pode ser uma (agradável) surpresa.  

Dez golos em 33 jogos fizeram de Emmanuel Boateng uma das figuras do Moreirense na época passada e a evolução do extremo ganês, de 21 anos, será acompanhada de perto por alguns “tubarões”. Outro jovem que promete brilhar em Moreira de Cónegos é Alfa Semedo. Com um porte físico imponente, o médio defensivo guineense, formado no Benfica, assinou em definitivo pelos minhotos, mas devido ao seu enorme potencial, os “encarnados” mantêm 50 por cento dos direitos económicos do atleta.

Sugerir correcção
Comentar