Davide Machado medalha de bronze nos Mundiais de orientação em BTT

O português findou no último lugar do pódio a 44 segundos da medalha de ouro.

Foto
Portugal ganhou uma medalha nos Mundiais de orientação em BTT DR

Davide Machado conquistou esta sexta-feira a medalha de bronze na distância longa dos Mundiais de orientação em BTT, que decorrem em Águeda, Mealhada e Cantanhede, garantindo a primeira medalha da história da Orientação portuguesa em competições de elite.

O atleta português cumpriu os 39,1 quilómetros em 1h41m, ficando a 44 segundos do ouro do russo Anton Foliforov, que revalidou o título, e a 12 da prata do checo Krist Bogar.

Anton Foliforov arrecadou a sua terceira medalha de ouro consecutiva nestes Mundiais, tornando-se no primeiro atleta a conquistar todos os títulos individuais numa mesma edição dos Campeonatos do Mundo.

João Ferreira foi 24.º com 1h56m, Luís Barreiro 32.º com 1h58m, enquanto Daniel Matos desistiu devido a uma avaria na bicicleta.

No sector feminino, que também juntou as 60 melhores atletas, o título foi para a britânica Emily Benha, segunda do ranking mundial, com 1h29m em 29,1 quilómetros.

Ana Filipa Silva foi 35.ª em 1h58m, à frente de Susana Pontes, 36.ª em 1h59m e Tânia Costa, 39.ª em 2h03m.

A suíça Maja Rothweiller, que terminou na terceira posição, a 2m25s da vencedora, arrecadou a sua primeira medalha individual, após a estreia nos Mundiais de Ben Shemen, Israel, em 2009.

Nos escalões jovens, destaque para a vitória da Checa Veronika Kubinova (W20), confirmando-se como a grande figura destes Mundiais de Juniores com três títulos individuais na competição, feito inédito no sector feminino.

Os Mundiais encerram este sábado com a prova de estafetas, na Mealhada.

Sugerir correcção
Comentar