Dois em um de sonho para De la Cruz na Vuelta

Espanhol estreou-se a vencer como profissional e ainda “roubou” a camisola vermelha a Quintana.

Foto
JAIME REINA/AFP

A nona etapa da Volta a Espanha, que terminou em Oviedo, mais propriamente no Alto del Naranco (subida de segunda categoria), foi de sonho para David de la Cruz. O espanhol da Etixx venceu a tirada, festejando a primeira vitória como profissional, e chegou ao comando da prova, naquela que é também a primeira vez que lidera uma grande volta.

Era uma etapa de média montanha colocada entre duas de alta montanha e, por isso, favorável ao sucesso de uma fuga. Ao quilómetro 12, um grupo de 12 corredores tentou a sua sorte, mas devido à presença de De La Cruz, 15.º da geral, a 2m46s, o pelotão não facilitou, mantendo, durante vários quilómetros, os fugitivos à vista. Só 10 quilómetros depois a vantagem ultrapassou a barreira do um minuto. Estava formada a fuga do dia e o grupo era de grande qualidade: além de De la Cruz estavam presentes nomes como Luis Leon Sanchez, Thomas de Gendt ou Mathias Frank.

Ao quilómetro 40, com uma vantagem de 2m50s, já De la Cruz era líder virtual, mas nada que preocupasse a Movistar de Quintana, que estava na frente do pelotão apenas a controlar e não a perseguir. O grupo pôde, assim, discutir entre si os primeiros lugares nas contagens de montanha de Puerto de San Isidro (2.ª categoria), Alto de Santo Emilliano, Alto de San Tirso e Alto de la Manzaneda (as três de 3.ª categoria).

Mas seria nos últimos 10 quilómetros que tudo se decidiria, com De la Cruz e o belga Dries Devenyns a atacarem a oito da meta. Numa fase ainda plana ganharam vantagem suficiente para já não serem apanhados na subida final, de quatro quilómetros. Espanhol e belga entraram no último quilómetro sabendo que era entre si que iam discutir a etapa. De la Cruz arrancou e Devenyns teve um problema na pedaleira que o impediu de arrancar também, cedendo a vitória ao ciclista da Etixx. No grupo dos favoritos, à excepção de acelerações de Brambilla, Valverde e Samuel Sanchez nos metros finais, pensou-se mais na etapa desta segunda-feira, que termina nos míticos Lagos de Covadonga.

Sugerir correcção
Comentar