Cronologia Benfica TV

O caminho da Benfica TV, desde a sua criação até à actualidade.

Foto
A Benfica TV foi criada a 10 de Dezembro de 2008 Pedro Cunha

10 Dezembro 2008 Arranca oficialmente a Benfica TV, na Meo. A Primeira emissão experimental do canal foi para o ar a 2 de Outubro, com a transmissão do Benfica-Nápoles.

Novembro 2010 Quase dois anos após ter iniciado as emissões regulares, a Benfica TV ultrapassou pela primeira vez a presença de um milhão de lares em território português.

Outubro 2012 O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira anuncia que não irá renovar a cedência dos direitos televisivos com a Olivedesportos. O dirigente “encarnado” referiu ter um novo projecto para a Benfica TV, que passaria a transmitir os jogos em casa da equipa para a Liga, baseado num “estudo sustentado” que salvaguardaria os interesses do clube. Referiu ainda a constituição de um “grupo de trabalho” para “desenvolver mecanismos necessários” para avançar com esta estratégia. No último contrato assinado com a empresa de Joaquim Oliveira, que cessou no final da temporada 2012-13, o clube da Luz recebia 7,5 milhões de euros anuais. O Benfica recusou prolongar o contrato até ao final da temporada 2017-2018, pelo qual receberia 111 milhões de euros (uma média de 22,2 milhões por época, que foi a última oferta da empresa que detém a Sport TV. No entanto, o valor anual deveria andar na ordem dos 18 milhões de euros, tendo em conta que a proposta de Joaquim Oliveira cobria também dois anos do contrato que terminaria nesta época.

28 Fevereiro 2013 A Benfica TV anuncia ter adquirido os direitos televisivos da Liga inglesa de futebol para as próximas três temporadas (2013-14 a 2015-16). Este acordo abrange um total de 380 jogos (38 jornadas) por cada temporada, tendo a Benfica TV desembolsado cerca de 7,5 milhões de euros, segundo dados avançados pelo “Jornal de Negócios”, que pertence ao grupo de Joaquim Oliveira (nem o Benfica nem a Premier League divulgaram os valores envolvidos, uma vez que assinaram um acordo de confidencialidade).  Um valor que, a confirmar-se, seria o triplo do que era anteriormente pago pela Sport TV: 750 mil euros por temporada (o Benfica TV terá pago uma média de 2,7 milhões de euros por época).

12 Julho 2013 O Farense, promovido na última temporada à II Liga, confirmou ter um acordo com a Benfica TV, por três anos, para a transmissão dos seus jogos caseiros nas competições profissionais. O acordo será mantido se a equipa subir à Liga principal. Segundo o presidente do clube algarvio, António Barão, a proposta da Benfica TV foi superior à apresentada pela Olivedesportos (mas não divulgou o montante em causa).

18 Julho 2013 A Benfica TV revela ter atingido os 80 mil subscritores, garantindo ter superado a meta inicial de 40 mil com que pretendia chegar ao final do mês de Julho.

22 Julho 2013 Pinto da Costa, presidente do FC Porto, confrontado com a possibilidade da Benfica TV vir a negociar com outros clubes a aquisição dos direitos televisivos dos jogos de futebol, alerta para a existência de um potencial conflito de interesses e uma violação das regras. “Acho interessante que um clube esteja a fazer negócios com outros clubes para transmitir jogos desses clubes. Será interessante ver o relacionamento e o conflito de interesses que daí advém”, avisou.

Final de Julho 2013 A Benfica TV anuncia ter ultrapassado os 100 mil subscritores. Um número que deixou os responsáveis “encarnados” satisfeitos pelo facto de se ter verificado ainda antes do novo canal codificado ter completado um mês desde que passou a ser premium, que acontecerá a 1 de Agosto.

1 Agosto 2013 O presidente do Marítimo, Carlos Pereira, admite vir a negociar os direitos televisivos dos seus jogos de futebol no campeonato com a Benfica TV. “A concorrência é salutar. E cada um deve pensar muito seriamente naquilo que é o seu negócio”, afirmou o dirigente à Rádio Renascença.

10 Dezembro 2013 Domingos Soares Oliveira, administrador financeiro da SAD do Benfica, anuncia em entrevista à Benfica TV, que o canal atingiu os 232 mil subscritores.

Sugerir correcção
Comentar